Itália, Pisa

A bonita Cattedrale di Pisa

Cattedrale di Pisa Mundo Indefinido

Numa época em que a cidade de Pisa era uma república independente e uma potência marítima, houve a necessidade de se criar uma catedral que demonstrasse esse poder. Assim, deu-se início à construção da Cattedrale di Pisa (Catedral de Pisa), em 1064. Dedicada à Virgem Maria, é uma igreja em estilo medieval românico e faz parte do conjunto arquitectónico da Piazza del Duomo (Praça da Catedral), classificado como Património Mundial da UNESCO desde 1987.

A catedral foi construída sobre uma igreja pré-existente, datada de 1006, e a sua construção teve duas fases. A primeira fase esteve a cargo do arquitecto Buscheto, que criou o desenho original. Numa segunda fase, o arquitecto Rainaldo aumentou o edifício e desenhou a fachada actual. A 26 de Setembro de 1118, 54 anos depois do início da sua construção, a catedral foi finalmente inaugurada, sendo que a consagração foi feita pelo papa Gelasio II.

Cattedrale di Pisa Frente Italia Mundo Indefinido

O exterior da catedral é decorado com mármores brancos e pretos, provenientes das montanhas de San Giuliano. Na sua construção, também foram reutilizados materiais de antigos monumentos romanos, de forma a enfatizar o poder da cidade de Pisa. O seu estilo incorporou ainda elementos de tradições árabes e bizantinas, como o grifo de bronze que se encontra em cima do telhado. O resultado foi uma novidade no seu tempo, e ainda hoje é uma maravilha para o olhar. A fachada tem tantos pormenores bonitos que podia ficar a observá-la o dia todo.

Cattedrale di Pisa Fachada Pormenores Italia Mundo Indefinido

Em 1595, a catedral incendiou. Ao ser restaurada, foram também instaladas as portas de bronze que podemos ver hoje. No século XIX, as esculturas presentes na fachada foram removidas e substituídas por réplicas, sendo que as originais estão guardadas no Museo dell’Opera del Duomo (Museu dos Trabalhos da Catedral). A partir de 1700, o interior da igreja começou a ser redecorado com novas pinturas e relevos, mas o seu tecto foi mantido. Tendo sido criado no século XVII em madeira e talha dourada, é uma das coisas que mais me impressionou nesta catedral.

Cattedraale di Pisa Portas Italia Mundo Indefinido

Cattedrale di Pisa Interior Italia Mundo Indefinido

Cattedrale di Pisa Tecto Italia Mundo Indefinido

Cattedrale ou Duomo?

Por ser a igreja mais importante da cidade, é chamada de Duomo di Pisa. Mas sendo que também é a sede da arquidiocese de Pisa, tem o nome de Cattedrale. A praça onde se encontra chama-se Piazza del Duomo, mas na entrada está escrito Cattedrale. Na realidade, os dois nomes estão correctos.

Como chegar

De qualquer ponto da cidade, é muito fácil chegar à Cattedrale di Pisa a pé. Mas se não estiveres com vontade de andar, existem comboios que vão desde a estação Pisa fermata Aeroporto e param na estação Pisa San Rossore, que fica mesmo ao lado da praça. Os autocarros são a melhor opção para quem está no centro da cidade, e a linha LAM (Linea Alta Mobilitá) ROSSA funcionam todos os dias entre as 5h20 e as 20h25. O bilhete custa 1,20€ e é válido durante 1 hora em toda a rede da companhia CPT (Compagnia Pisana Trasporti). Em baixo, deixo as estações desta linha. Podes sair em Torre ou em Ospedale S. Chiara.

LAM ROSSA

Informação prática

Site: OPA Pisa
Horário: Todos os dias das 10h00 às 20h00 (horário de verão)
Preço: Gratuito mas requer bilhete. Caso se compre bilhete para a torre, a catedral está incluída e não tem hora marcada. O bilhete só para a catedral tem horários marcados e individualmente não pode ser pedido online.
Morada: Piazza del Duomo, Pisa