Porto São Bento Azulejos 01 Porto Portugal Mundo Indefinido

Quem chega ao Porto de comboio, vindo de Lisboa, chega a esta cidade pela estação Porto-Campanhã. No entanto, existe uma outra estação ferroviária que merece uma visita: a estação Porto-São Bento, mais conhecida por estação de São Bento. Originalmente designada como Estação Central do Porto, hoje em dia é uma interface de caminhos de ferro que faz parte, entre outras, da Linha do Minho, fazendo a ligação entre Portugal e a vizinha Espanha, indo até à cidade de Vigo.

O edifício tem influência francesa e foi delineado pelo arquitecto portuense José Marques da Silva. A estação começou a funcionar, de forma provisória, no dia 8 de Novembro de 1896, mas só foi oficialmente inaugurada a 5 de Outubro de 1916. As infraestruturas ficaram concluídas em 1896, altura em que chegou o primeiro comboio a São Bento, mas ainda não existia gare. Depois de alguns contratempos e mudanças no projecto, em Outubro de 1900 realizou-se a cerimónia do lançamento da primeira pedra pelo rei D. Carlos I, e a obra dá-se por terminada em 1916.

Porto São Bento Interior Porto Portugal Mundo Indefinido

O átrio principal da estação está revestido de azulejos, e é por eles que tanta gente visita este local. São cerca de 20 mil azulejos, que levaram 11 anos a concluir pelo pintor Jorge Colaço, e que representam cenas da história e vida portuguesas. Estão retratados, entre outros momentos, o Torneio de Arcos de Valdevez, e a apresentação de Egas Moniz, o Aio, com os filhos ao Rei Afonso VII de Leão e Castela.

Porto São Bento Torneio de Arcos de Valdevez Porto Portugal Mundo Indefinido

Porto São Bento Egas Moniz Porto Portugal Mundo Indefinido

Existem muitos outros momentos retratados nos painéis de azulejo, como a entrada de D. João I e de D. Filipa de Lencastre no Porto em 1387, a Conquista de Ceuta, e diversas cenas da vida tradicional campestre e religiosa. Há ainda um conjunto colorido, bem lá no topo, que é dedicado à evolução dos transportes em Portugal, concluindo com o aparecimento do comboio.

Porto São Bento Cenas da Vida Tradicional Porto Portugal Mundo Indefinido

Porto São Bento Cenas da Vida Religiosa Porto Portugal Mundo Indefinido

Cada um destes painéis de azulejo é um regalo para os olhos. O traço, os pormenores, é tudo uma maravilha… Não é por acaso que esta é considera uma das mais belas estações de comboio do mundo! E tu, já visitaste esta estação? Qual foi o painel do qual mais gostaste?

Curiosidades

A estação de São Bento foi construída no local onde existia o Convento de São Bento de Avé-Maria, que albergou freiras beneditinas. Para que a estação fosse construída, foi necessário demolir o convento, que se encontrava desocupado desde 1892 (altura da morte da última freira que o habitava). Conta-se que, em algumas noites, é ainda possível ouvir as rezas desta religiosa, a ecoar pelos corredores pela estação.

Informação prática

Site: Infraestruturas de Portugal
Horário: Todos os dias das 05h00 às 01h00
Preço: Gratuito
Morada: Praça de Almeida Garrett, Porto


Gostaste deste artigo? Adiciona-o ao Pinterest!
A estação ferroviária de Porto-São Bento (e os seus lindos azulejos), em Portugal

3 comentários

  1. Olá Catarina!
    Sabes que me apaixonei por Porto justamente aí, na Estação de São Bento? Cheguei ao Porto depois de um longo voo de origem no Brasil, cansada. Naquele dia, fomos direto ao hotel onde comi o meu primeiro bacalhau e o meu primeiro pastel de nata. Devo dizer que a partir de então eu sabia que nada mais seria como antes em meu mundo gastronômico.
    No dia seguinte, pegamos o metrô e saímos em frente à estação. Olhei, olhei de novo, girei 360 graus e ali eu percebi. Estava perdida! Porto invadiu meu coração e minha alma: apaixonei-me. Entrar na estação e ver toda aquela beleza em forma de azulejo, somente ratificou o que eu já estava sentindo.
    Não sei se é a estação mais bonita do mundo, mas com certeza é a mais bonita do mundo que eu conheço.
    Beijos
    Ana (Espiando Pelo Mundo)

    1. Olá Ana! Deixa-me que te confesse: bacalhau e pastel de natal são duas das minhas comidas preferidas. E como bacalhau de qualquer maneira, é sempre delicioso! Esta estação é bem bonita… Também não sei se será a mais bonita do mundo, mas sem dúvida que é mais bonita que já vi. Adoro os seus azulejos, que estão tão carregados de história. A estação é um bom cartão de visita da cidade do Porto, cidade essa que também é tão bonita e cheia de personalidade.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *