Piazza dei Cavalieri Placa Pisa Italia Mundo Indefinido

Gosto de pequenas surpresas. Nada me dá mais gozo do que percorrer uma cidade e encontrar recantos maravilhosos com os quais não estava a contar. E foi exactamente isso que me aconteceu em Pisa, Itália. Ao caminhar sem destino pelas ruas e ruelas da cidade, resolvi seguir pela Via S. Frediano e, espanto dos espantos, fui dar a uma das mais bonitas praças que alguma vez vi! Chama-se Piazza dei Cavalieri (Praça dos Cavaleiros) e é um absoluto regalo para os olhos.

Durante a idade média, esta praça foi o centro político e administrativo de Pisa, tendo sido encomendada por Cosimo I de’ Medici. O projecto remonta a 1558 e esteve a cargo do arquitecto Giorgio Vasari. A partir de metade do século XVI, a praça passou a ser a sede da Ordine dei Cavalieri di Santo Stefano (Ordem dos Cavaleiros de Santo Estêvão). Apesar de nunca ter sido reconhecida pelo último rei de Itália nem pela República Italiana, a ordem tinha como principais objectivos o combate ao Império Otomano e a defesa do Mediterrâneo.

A praça alberga diversos edifícios, entre igrejas e palácios, como o Palazzo della Carovana (Palácio da Caravana), a Chiesa di Santo Stefano dei Cavalieri (Igreja de Santo Estêvão dos Cavaleiros, que podes ver na terceira fotografia abaixo), o Palazzo dell’Orologio (Palácio do Relógio), a Chiesa di San Rocco (Igreja de São Roque), o Palazzo del Collegio Puteano (Palácio do Colégio Puteano), e o Palazzo del Consiglio dei Dodici (Palácio do Conselho dos Doze).

Piazza dei Cavalieri Pisa Italia Mundo Indefinido

Piazza dei Cavalieri Pisa Italia 2 Mundo Indefinido

Chiesa di Santo Stefano Pisa Italia Mundo Indefinido

Para mim, o mais incrível desta praça é o edifício onde se encontra a sede da Scuola Normale Superiore (Escola Normal Superior), que se chama Palazzo della Carovana (Palácio da Caravana). Antigo quartel-general da referida Ordine dei Cavalieri di Santo Stefano, o palácio foi construído entre 1562 e 1564 por Giorgio Vasari. O que este edifício tem de espantoso é a sua fachada, que funde escultura e pintura. Nela, podemos observar pinturas de figuras alegóricas e signos do zodíaco, assim como bustos e brasões esculpidos em mármore. À frente do edifício encontra-se uma estátua de Cosimo I, no papel de Grande Mestre da Ordem dos Cavaleiros. A estátua foi construída por Pietro Francavilla em 1596.

Scuola Normale Superiore Pisa Italia Mundo Indefinido

Pisa Piazza dei Cavalieri Mundo Indefinido

Como chegar

De qualquer ponto da cidade, é muito fácil chegar à Piazza dei Cavalieri pé (o que eu recomendo vivamente). Mas se não estiveres com vontade de andar, os autocarros são a melhor opção. A linha Navetta E funcionam todos os dias entre as 7h15 e as 20h18. O bilhete custa 1,20€ e é válido durante 1 hora em toda a rede da companhia CPT (Compagnia Pisana Trasporti). Em baixo, deixo as estações desta linha.

navettaE

Informação prática

Site: não tem
Horário: Todos os dias
Preço: Gratuito
Morada: Piazza dei Cavalieri, Pisa

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *