bloggers secret santa nuts for paper

(ilustração da Mafalda do blogue Nuts for Paper)

Durante os últimos dias li, em vários sítios na Internet, pessoas a afirmarem que o Natal era uma época mágica, onde se juntava a família, se comia bem e se trocavam presentes. Mas ainda te lembras de qual é a razão desta celebração? E sabes qual é a origem da troca de presentes nesta altura do ano?

Segundo a religião cristãonde o Natal é a celebração do nascimento de Jesus Cristo – , este ritual apareceu como lembrança pelos três reis magos (Belchior, Gaspar e Baltazar) terem levado presentes ao menino Jesus após o seu nascimento. A celebração do Natal foi oficialmente instituída pelo Papa Libério, no ano 354. Também há outra história onde se fala sobre São Nicolau, um homem generoso nascido na Turquia em 280, que costumava ajudar famílias carenciadas, dando presentes e colocando pequenos sacos com moedas junto às chaminés de suas casas. A sua imagem foi posteriormente transformada no Pai Natal de hoje em dia. Outra vertente, e aquela que eu mais gosto, conta que a troca de presentes terá surgido na Roma Antiga, quando se celebrava a Saturnália (em honra ao Deus Saturno) e os pagãos trocavam presentes – alguns de forma secreta, um presente aparecia mas não se sabia quem o tinha deixado – em jeito de celebração. A ideia do amigo secreto popularizou-se em 1929, no início da grande depressão económica mundial, onde não havia dinheiro para se comprar presentes para todos. Assim, cada pessoa ficava encarregue de oferecer algo a um dos outros elementos da família, para que todos tivessem direito a pelo menos uma prenda. E é esta ideia que nos leva à razão da minha publicação de hoje.

A Marta do blogue Viver a Viajar desafiou-me a entrar num Bloggers Secret Santa: uma espécie de amigo secreto entre 5 pessoas da blogosfera nacional. Nunca tinha participado em algo assim, mas achei a ideia interessante e aceitei o convite. Só quando recebi uma encomenda em casa é que soube que quem tinha ficado de me enviar um presente era a Vânia do blogue Raining Days and Mondays. Mal abri a saqueta dos CTT, vi que não era um, mas sim dois presentes! Embrulhados de forma amorosa e com direito a um postal feito à mão. Tive de resistir para não os abrir logo e, na verdade, acabei por abrir apenas no dia 26. A Vânia enviou-me o livro A Viagem do Elefante, de José Saramago (já o queria ler há tanto tempo! Desde que saiu em 2008…) e um livro para eu ir registando tudo o que de bom aconteceu e todos os meus desejos: lugares que quero conhecer, as viagens da minha vida, a melhor ideia que tive até hoje, os pratos que quero provar… É mesmo O Livro das Coisas Boas! Já vou começar a encher as suas folhas com palavras, notas, autocolantes, bilhetes e fotografias. Obrigada Vânia!

Amigo secreto Natal Mundo Indefinido

Amigo secreto prendas desembrulhadas Mundo Indefinido

A viagem do elefanta Amigo Secreto Mundo Indefinido

o livro das coisas boas Amigo Secreto Mundo Indefinido

viagens da minha vida Amigo secreto Mundo Indefinido

lugares que quero conhecer Amigo secreto Mundo Indefinido

Vê o que as outras participantes receberam:

Nuts for Paper 🎁 Alice in a big world
Viver a Viajar 🎁 Raining days and mondays

8 comentários

  1. Olá Catarina!
    Espero que tenhas gostado! Não foste fácil porque o facto de teres escrito que não precisavas de nada criou-me um bloqueio. Espero que te delicies com o Saramago e que o Livro das Coisas Boas te traga sentimentos felizes. Beijinho! 😀

    1. Obrigada por tudo Vânia! Acredito que não tenha sido nada fácil, mas adorei as duas coisas! Conseguiste ultrapassar bem o bloqueio 😉 (não o queria causar, desculpa lá isso…) Já comecei a escrever no Livro das Coisas Boas, e o meu Saramago vai-me fazer companhia nos próximos dias 😀

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *