Victoria Canada baleias Capa Mundo Indefinido

Victoria, no Canadá, é conhecida pelos seus passeios de observação de baleias no seu habitat natural. Chegando a época mais propícia para os avistamentos, resolvi embarcar numa nova aventura, aguardando com expectativa a altura em que iria ver mais de perto este animal tão majestoso.

Havia mais de duas horas que andávamos do mar, sem se avistarem as tão desejadas baleias. O Oceano Pacífico fazia jus ao seu nome: tudo era calmo. Apesar do vento gelado que me batia fortemente na cara, deixando-me com os lábios secos e os olhos a lacrimejar, não queria voltar a terra sem vislumbrar pelo menos meio centímetro de baleia.

Compreendendo a desilusão que sentíamos e vendo a réstia de esperança que ainda existia naquela pequena embarcação, o marinheiro resolveu arriscar. Contra todas as ordens que tinha, passou - sem autorização - de águas canadianas para águas americanas, numa tentativa desesperada de fazer felizes as pessoas que com ele seguiam.

Respondendo aos nossos apelos e como recompensa pela coragem do marinheiro, o oceano começou a agitar-se. E no momento seguinte ali estavam elas, baleia mãe e baleia filha, timidamente a caminho do Hawaii. Eram baleias jubarte, também conhecidas como baleias-corcunda que, de tão compenetradas que estavam na sua jornada em busca de águas diferentes, vieram pouco à superfície. Apesar do seu corpo ter ficado maioritariamente submerso, ainda consegui tirar algumas fotografias, entre os vários "ah!" e "uau!" que involuntariamente exclamava.

Como se contemplar baleias não fosse suficiente, o marinheiro levou-nos ainda ao Race Rock Ecological Reserve, uma reserva ecológica da qual faz parte um farol e uma grande variedade de vida selvagem. Aí, tive o prazer de ver leões marinhos e focas, que aproveitavam, deliciados, os primeiros raios de sol quente. O inverno tinha sido rigoroso.

Regressei a terra com a sensação de missão cumprida. As baleias, essas, com certeza que chegaram felizes ao destino que procuravam. Assim como eu fiquei depois de as ter visto a cruzar ventos e marés.

Victoria Canada baleias 01 Mundo Indefinido Victoria Canada baleias 02 Mundo Indefinido Victoria Canada baleias 03 Mundo Indefinido Victoria Canada baleias 04 Mundo Indefinido Victoria Canada baleias 05 Mundo Indefinido Victoria Canada baleias 06 Mundo Indefinido Victoria Canada baleias 07 Mundo Indefinido Victoria Canada baleias 08 Mundo Indefinido Victoria Canada baleias 09 Mundo Indefinido Victoria Canada baleias 10 Mundo Indefinido Victoria Canada baleias 13 Mundo Indefinido Victoria Canada baleias 14 Mundo Indefinido


Gostaste deste artigo? Guarda-o no Pinterest!

Em busca de baleias pelo Oceano Pacífico

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *