Ponte Luis I Porto Portugal Mundo Indefinido

De um lado, o Porto. Do outro, Vila Nova de Gaia. A ligar estas duas cidades, separadas pelo rio Douro, encontra-se a ponte Luiz I. Obra imponente em ferro, a sua construção teve início em 1881, tendo sido inaugurada a 31 de Outubro de 1886. Foi classificada como Imóvel de Interesse Público em 1982.

A ponte foi construída por Théophile Seyrig e Artur Maury, que haviam anteriormente trabalhado com Gustave Eiffel, o famoso engenheiro que construiu a Torre Eiffel, em Paris (França). Esta construção veio substituir a antiga ponte pênsil que existia no mesmo local, e que já não era suficiente para uma circulação eficaz, devido ao aumento do comércio entre o Porto e o resto do país. Dois dos pilares dessa antiga ponte ainda por lá se encontram.

Ponte Pensil Ponte Luis I Porto Portugal Mundo Indefinido

A ponte actual é constituída por dois tabuleiros metálicos, sustentados por um grande arco de ferro e cinco pilares. O tabuleiro superior mede 393 metros de comprimentos e 5 metros de largura, enquanto o inferior tem 174 metros de comprimento e, também, 5 metros de largura. Desde 2005 que o tabuleiro superior serve o Metro do Porto, enquanto que o tabuleiro inferior é utilizado por veículos automóveis. Em ambos os tabuleiros existem peões a circular.

Ponte Luis I Porto Ferros Portugal Mundo Indefinido

Ponte Luis I Porto Noite Portugal Mundo Indefinido

Curiosidades

Afinal, como se chama esta ponte? D. Luís I? Luís I? Ou ainda Luiz I? Diz a lenda que, devido à ausência do rei D. Luís I na inauguração, a população do Porto terá decidido, em resposta a tal acto (ou falta dele), retirar o Dom do nome da ponte. Tal não passa de uma lenda, até porque outras importantes construções da mesma época, baptizadas com nomes de membros da família real, também não tinham os seus títulos. Apesar de o nome oficial ser ponte Luiz I, conforme atestam as inscrições nas placas sobre as entradas do tabuleiro inferior, a população do Porto sempre a chamou de ponte D. Luís, salvaguardando o título do rei com quem a cidade tinha grande proximidade.

Ponte Luis I Placa Porto Portugal Mundo Indefinido

Informação prática

Site: não tem
Horário: Todos os dias
Preço: Gratuito
Morada: Ponte Luís I, Porto

4 comentários

  1. Atravessamos essa ponte a pé para ir do Porto para Vila Nova de Gaia e meu esposo, que não gosta de altura, não ficou muito confortável andando por ali rss
    Não sabia que a ponte tinha sido construída por pessoas que trabalharam com Eiffel e agora, lendo o seu post, tudo faz sentido, pois a estrutura realmente lembra a torre 😉

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *