Irkutsk Rússia Mundo Indefinido

Já ouviste falar em Irkutsk (Ирку́тск)? Em plena sibéria, esta cidade russa já se encontra oficialmente na Ásia! A maior parte dos viajantes do caminho-de-ferro transiberiano usa a cidade como base para visitar o lago Baikal (ozero Baykal, О́зеро Байка́л). No entanto, muitos ignoram a própria cidade e vão directos para o lago. É pena porque Irkutsk tem vários locais interessantes que vale a pena conhecer.

Eu admito: falar em roteiro de um dia em Irkutsk é claramente exagerado. O que te venho mostrar hoje é apenas a rota verde, Green Line walking route, (zelenaya liniya, зеленая линия). A rota permite conhecer 30 pontos de interesse em 2-3 horas numa caminhada tranquila. Num ritmo mais acelerado, 2 horas serão mais do que suficientes. Eu, que parava para fotografar a cada dois passos - em minha defesa, há pormenores bonitos em cada canto! - e entrei em diversas igrejas, demorei pouco mais de 3 horas.

A rota tem 5 quilómetros e, apesar de cada ponto estar numerado, não é necessário seguir uma ordem específica. Nós começámos no ponto 24, porque era o mais próximo do local onde nos encontrávamos, e fomos seguindo a linha verde que estava marcada no chão, na direcção contrária. Em cada ponto há uma placa explicativa, com informação em russo e em inglês.

Há mais locais interessantes para visitar em Irkutsk (dos quais falarei num outro artigo), mas para quem tem pouco tempo na cidade ou quer ter uma primeira impressão antes de começar a explorar mais a fundo, esta rota é um excelente ponto de partida.

Lista dos pontos de interesse

  1. Monumento a Alexandre III
  2. Biblioteca da Universidade Estatal de Irkutsk
  3. Museu Etnográfico
  4. Teatro Okhlopkov
  5. Monumento a V. I. Lenin
  6. Banco Russo-Asiático
  7. Universidade de Economia e Direito de Baikal
  8. Igreja do Arcanjo de São Miguel
  9. Museu de Arte de Irkutsk
  10. Casa Educacional Bazanov
  11. Monumento à Amizade Russo-Japonesa
  12. Edifício Duma
  13. Praça Kirov
  14. Casa dos Sovietes
  15. Catedral Católica Romana
  1. Igreja de Nosso Salvador
  2. Complexo do Memorial a Lenin
  3. Catedral da Epifania
  4. Arco do Triunfo de Moscovo
  5. Centro de Exposições
  6. Mansão de Joshua Fineberg
  7. Mansão de A. F. Vtorov
  8. Mansão do comerciante Trapeznikov
  9. Rua Arsenalnaya
  10. Grande Hotel
  11. Departamento da Natureza do Museu Etnográfico
  12. Cinema Khudozhestvenny
  13. Teatro da Cidade
  14. Teatro da Juventude
  15. Igreja de Santa Cruz

Os 5 locais que mais gostei

Praça Kirov (#13)

A Praça Kirov (Ploshchadi Kirova, площади Кирова) situava-se, em tempos, por trás da parede sul do kremlin (Кремль) de Irkutsk. Essa fortaleza já não existe e, nos dias de hoje, os principais eventos da cidade ocorrem nesta praça. No verão, este espaço veste-se de flores coloridas e transborda vida.

Praça Kirov 01 Irkutsk Rússia Mundo Indefinido Praça Kirov 02 Irkutsk Rússia Mundo Indefinido

Igreja de Nosso Salvador (#16)

A Igreja de Nosso Salvador (Spasskaya Tserkov, Спасская Церковь) é o edifício de pedra mais antigo da sibéria oriental e encontra-se no local onde estaria a fortaleza de Irkutsk. O mais curioso desta igreja são os frescos que se encontram nas paredes exteriores.

Igreja de Nosso Salvador 01 Irkutsk Rússia Mundo Indefinido Igreja de Nosso Salvador 02 Irkutsk Rússia Mundo Indefinido

Catedral da Epifania (#18)

A Catedral da Epifania (Bogoyavlenskogo Sobora, Богоявленского собора) começou por ser um edifício em madeira, construído em 1693. Esse edifício ardeu e em 1718 o templo foi reconstruído em pedra. Apesar de o que vemos hoje ser o seu aspecto original, entre 1934 e 1968 as suas paredes albergaram uma padaria e um dormitório.

Catedral da Epifania 01 Irkustk Rússia Mundo Indefinido Catedral da Epifania 02 Irkustk Rússia Mundo Indefinido

Arco do Triunfo de Moscovo (#19)

É curioso que, em Irkutsk, exista um Arco do Triunfo de Moscovo (triumfal'naya arka, триумфальная арка). Na realidade, este arco (assim como outros desde género que se encontram em diversas cidades russas) é comemorativo da vitória da Rússia contra as tropas napoleónicas. Não é muito grande, mas eu gostei do seu ar relativamente modesto.

Arco do Triunfo de Moscovo 01 Irkutsk Rússia Mundo Indefinido Arco do Triunfo de Moscovo 02 Irkutsk Rússia Mundo Indefinido

Mansão de Joshua Fineberg (#21)

Joshua Fineberd foi um dos empresários mais ricos de Irkutsk, sendo que o seu dinheiro provinha da exploração de minas de ouro. A sua mansão começou a ser construída em 1899 e, ao longo dos anos, teve vários propósitos. Hoje, a biblioteca regional encontra-se aqui.

Mansão de Joshua Fineberg 01 Irkutsk Rússia Mundo Indefinido Mansão de Joshua Fineberg 02 Irkutsk Rússia Mundo Indefinido

Guia prático

Como chegar

Conheci Irkutsk porque inclui a cidade no meu roteiro pelo caminho-de-ferro transiberiano. Assim, cheguei de comboio, vinda de Moscovo, depois de 4 dias de viagem.

Se decidires visitar Irkutsk, muito provavelmente será num contexto parecido ao meu, pelo que chegarás à cidade de comboio. Assim, é importante saberes que comboios existem e como comprar os bilhetes. E não te esqueças: cidadãos portugueses necessitam de visto para visitar a Rússia.

Mapa com a rota

Alojamento

Aquando da minha visita a Irkutsk, fiquei alojada no Rolling Stones hostel e gostei imenso, tanto do espaço como das pessoas que lá trabalham. Por ser uma cidade que muitos viajantes escolhem como base para visitar o Lago Baikal, opções para alojamento é algo que não falta, tanto a nível de hotéis como de hostels e apartamentos.

2 comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *