Rússia, Ulan-Ude

Roteiro de um dia em Ulan-Ude, na Rússia

Ulan-Ude Rússia Mundo Indefinido

Quando eu e o meu companheiro de viagem estávamos a planear a nossa aventura pelo caminho-de-ferro transiberiano, tínhamos decidido dedicar 2 dias a Ulan-Ude (Улан-Удэ, lê-se Ulan-Udé). Ainda em Portugal, ficámos a saber que o horário de um dos nossos comboios tinha sido alterado, o que nos obrigou a mudar os planos. Assim, em vez de dois, ficámos apenas um dia em Ulan-Ude. Chegámos às 5h51 vindos de Irkutsk e partimos para a Mongólia às 6h36 do dia seguinte. Ficámos pouco mais de 24 horas, mas foi o suficiente para esta cidade entrar no meu coração.

Como explicar Ulan-Ude? É tão distinta de São Petersburgo e Moscovo, que é quase como se entrássemos numa outra Rússia. Aqui, tudo é diferente. A arquitectura, a religião, as pessoas... É uma cidade marcada pelo budismo tibetano e pelo xamanismo, enquanto a Rússia ocidental é ortodoxa. Daqui, podemos seguir viagem no transiberiano, ou derivar para o transmongol. É uma cidade cheia de contrastes e onde, ao andar pelas ruas, já se nota uma diversidade nos rostos, sendo que boa parte da população tem traços asiáticos. O que não é de estranhar: afinal de contas, Ulan-Ude encontra-se na Ásia.

Deixo aqui 4 locais que valem muito a pena conhecer. Diria até que são obrigatórios, mesmo para quem tenha apenas um dia nesta cidade tão curiosa. Na verdade, não visitámos muito mais: andámos para trás e para frente na Rua Lenina (Ulitsa Lenina, улица ленина). Vimos os dois primeiros sítios durante a manhã, e os dois locais seguintes durante a tarde. Vamos começar?

1. Cabeça de Lenin

Sim, cabeça. Em Ulan-Ude, há uma cabeça gigante de Lenin que é, orgulhosamente, a maior do mundo. Foi construída em 1970, em jeito de celebração pelo 100º aniversário do nascimento de Lenin. Pesa 42 toneladas. Já tinha lido sobre ela, mas ao vivo tem um efeito ainda mais impressionante.

Cabeça Lenin 01 Ulan-Ude Rússia Mundo Indefinido Cabeça Lenin 02 Ulan-Ude Rússia Mundo Indefinido

 
Site: Não tem
Horário: Todos os dias
Preço: Grátis
Morada: Площадь Советов, Улан-Удэ (Ploshchad' Sovetov, Ulan-Ude)


2. Datsan Rinpoche Bagsha

Bem perto da cabeça de Lenin, entrámos na marshrutka que nos levaria ao Datsan Rinponche Bagsha (багша дацан ринпоче), não sem antes confirmar com o condutor que estávamos a apanhar o transporte correcto. Durante a curta viagem até este templo budista, passamos pelas ruas e colinas de Ulan-Ude, com as suas inusitadas casas de madeira.

O Rinpoche Bagsha encontra-se numa colina, de onde se tem uma vista magnífica sobre a cidade. Pode-se fazer uma caminhada circular ao redor do templo, onde há diversos pavilhões com representações humanizadas dos signos chineses do Zodíaco. Encontram-se ainda algumas bandeiras de orações, características do budismo tibetano praticado neste local. Quem diria que estamos na Rússia?Rinpoche Bagsha 01 Ulan-Ude Rússia Mundo Indefinido Rinpoche Bagsha 02 Ulan-Ude Rússia Mundo Indefinido Rinpoche Bagsha 03 Ulan-Ude Rússia Mundo Indefinido Rinpoche Bagsha 04 Ulan-Ude Rússia Mundo Indefinido Rinpoche Bagsha 05 Ulan-Ude Rússia Mundo Indefinido Rinpoche Bagsha 06 Ulan-Ude Rússia Mundo Indefinido Rinpoche Bagsha 07 Ulan-Ude Rússia Mundo Indefinido Rinpoche Bagsha 08 Ulan-Ude Rússia Mundo Indefinido Rinpoche Bagsha 09 Ulan-Ude Rússia Mundo Indefinido

 

Site: Yelo Riponche
Horário: Todos os dias
Preço: Grátis
Como chegar: Na Ulitsa Erbanova (Улица Ербанова), em frente ao Hotel Baikal Plaza (Байкал Плаза), passa a marshrutka 97 cuja paragem final é este templo. Não tem que enganar: é só entrar, pagar 20 rublos ao condutor, e sair na última paragem
Morada: Улица Стрелецкая, Улан-Удэ (Ulitsa Streletskaya, Ulan-Ude)


3. Odigitriyevsky Sobor

Ao regressarmos do templo Rinpoche Bagsha, e depois de uma pausa para almoço, descemos a Ulitsa Lenina até à parte baixa da cidade. Aí, encontra-se a Odigitriyevsky Sobor (Одигитриевский собор, Catedral de Hodegétria). Hodegétria - algumas vezes escrito como Odigitria - é a representação iconográfica de Teótoco (nome grego da Virgem Maria, utilizado em particular pela Igreja Ortodoxa) segurando o Menino Jesus num dos braços enquanto aponta para ele com a mão oposta.

Esta catedral foi o primeiro edifício a ser construído em pedra na cidade de Ulan-Ude. A sua construção teve início em 1741 e ficou terminada em 1785. Durante a época soviética, a catedral foi utilizada como museu anti-religião. Conseguiu resistir ao passar dos anos, e hoje podemos observar as suas cúpulas douradas e a sua bonita combinação de azul e branco.Odigitriyevskiy Sobor 01 Ulan-Ude Rússia Mundo Indefinido Odigitriyevskiy Sobor 02 Ulan-Ude Rússia Mundo Indefinido Odigitriyevskiy Sobor 03 Ulan-Ude Rússia Mundo Indefinido Odigitriyevskiy Sobor 04 Ulan-Ude Rússia Mundo Indefinido

 
Site: Não tem
Horário: Todos os dias
Preço: Grátis
Morada: no final da Улица Ленина, Улан-Удэ (Ulitsa Lenina, Ulan-Ude)


4. Datsan Ivolginsky

Ao lado da Odigitriyevsky Sobor encontra-se a central de autocarros de Ulan-Ude. Aí, apanhámos a primeira de um total de duas marshrutkas que nos iam levar até ao Datsan Ivolginsky (Дацан Иволги́нский), um templo budista a cerca de 23 quilómetros da cidade.

A primeira marshrutka deixou-nos numa rua um pouco deserta, onde apenas se encontrava a segunda marshrutka, a aguardar por passageiros. Algumas pessoas entraram e, no final, não havia lugar para todos. Entrámos na mesma, e eu fui confortavelmente sentada no chão deste mini-autocarro, durante a curta viagem de 10 minutos até ao templo. Ali fui eu, no pequeno espaço entre a porta e os assentos, tentando não cair a cada solavanco. Durante o trajecto, uma senhora perguntou-nos de onde éramos, ao que eu respondi "Portugália" (sim, em russo o nosso país tem o nome do restaurante). Com um sorriso de orelha a orelha, a senhora diz-me "Cristiano Ronaldo! Madeira! Big fan!" Digam o que disserem, o futebol ajuda a divulga um país.

Chegados ao templo, percebemos que afinal o Datsan Ivolginsky é um grande complexo, com templos, uma escola de budismo, e algumas casas onde moram os lamas. Num dos templos encontra-se preservado o corpo de um lama que morreu na posição de Lótus, mas o espaço está fechado a maior parte do ano e apenas abre em algumas ocasiões.

O complexo é considerado o centro do budismo na Rússia, e o próprio Dalai Lama já o visitou algumas vezes. O facto mais curioso é que este espaço foi aberto em 1945, em plena União Soviética. Numa época em que muitas igrejas ortodoxas, mesquitas e sinagogas foram fechadas, o Datsan Ivolginsky abriu com a autorização de Stalin.

Datsan Ivolginsky 01 Ulan-Ude Rússia Mundo Indefinido Datsan Ivolginsky 02 Ulan-Ude Rússia Mundo Indefinido Datsan Ivolginsky 03 Ulan-Ude Rússia Mundo Indefinido Datsan Ivolginsky 04 Ulan-Ude Rússia Mundo Indefinido Datsan Ivolginsky 05 Ulan-Ude Rússia Mundo Indefinido Datsan Ivolginsky 06 Ulan-Ude Rússia Mundo Indefinido Datsan Ivolginsky 07 Ulan-Ude Rússia Mundo Indefinido Datsan Ivolginsky 08 Ulan-Ude Rússia Mundo Indefinido

 

Site: Sangha Russia
Horário: Todos os dias
Preço: Grátis
Como chegar: No final da Ulitsa Lenina (Улица Ленина), em frente à Odigitriyevsky Sobor, há uma central de autocarros. É só entrar na marshrutka 130, pagar 40 rublos ao condutor, e sair na última paragem. A viagem dura cerca de 40 minutos. Na paragem final, há outra marshrutka que não tem número mas que tem escrito Дацан. A viagem dura 10 minutos, custa 20 rublos, e termina mesmo à entrada do templo
Morada: Улица Дорожная (Ulitsa Dorozhnaya)

Guia prático

Como chegar

Conheci Ulan-Ude porque inclui a cidade no meu roteiro pelo caminho-de-ferro transiberiano. Assim, cheguei à cidade no comboio nocturno, vinda de Irkutsk.

Se decidires visitar Ulan-Ude, muito provavelmente será num contexto parecido ao meu, pelo que chegarás à cidade de comboio. Assim, é importante saberes que comboios existem e como comprar os bilhetes. E não te esqueças: cidadãos portugueses necessitam de visto para visitar a Rússia.

Mapa

Alojamento

Aquando da minha visita a Ulan-Ude, fiquei alojada no Clean Hostel na Borsoeva, bem perto da estação de comboios. Ninguém falava inglês e o espaço é relativamente simples, mas serviu para o que queríamos: uma noite descansada. A sua proximidade da estação é um grande ponto a favor para quem tem de apanhar um comboio bem cedo, como era o nosso caso.