Porto, Portugal

Sandeman, uma visita às caves de vinho do Porto

Caves Sandeman Porto Portugal Mundo Indefinido

É certo e sabido que a cidade do Porto é mundialmente conhecida pelo seu vinho, o famoso vinho do Porto. O que nem toda a gente sabe é que o vinho não é produzido na cidade. Na realidade, nem sequer é lá que fica a envelhecer e a ganhar o aroma que lhe é tão característico. Mas vamos por partes.

O vinho é produzido exclusivamente a partir de uvas provenientes da Região Demarcada do Douro, que começa a cerca de 120 quilómetros a leste da cidade do Porto e abrange uma área de quase 250 mil hectares. A primeira demarcação da região foi feita pelo Marquês de Pombal já em 1756 (em 2016 faz 260 anos!).

Região Demarcada do Douro Portugal

(via Museu do Douro)

Depois de colhidas as uvas, o vinho é geralmente produzido em quintas e depois transportado para as caves de Vila Nova de Gaia, onde fica a envelhecer. É armazenamento a uma temperatura naturalmente fria, devido à construção das próprias caves. Junto ao cais de Gaia e ao cais da Ribeira, entre as duas margens do rio Douro, ainda é possível ver alguns barcos rabelos, agora com funções meramente turísticas, que antigamente faziam o transporte do vinho desde as quintas produtoras até às caves.

Barcos Rabelos Porto Portugal Mundo Indefinido

Assim, e apesar de ser exportado para todo o mundo a partir da cidade do Porto, o vinho é produzido com uvas do Douro e armazenado em Vila Nova de Gaia. Ali, com uma vista fantástica para o Porto, encontram-se diversas caves prontas a receber visitantes. O acesso às caves é muito fácil para quem vem do Porto: basta atravessar a Ponte Luiz I e as primeiras ficam logo ali ao pé.

Num edifício de 1811, bem perto do rio, encontram-se as caves The House of Sandeman. A marca foi criada em Londres em 1790, quando George Sandeman, um jovem escocês, se especializou na venda de vinhos do Porto e de Jerez (no sul de Espanha). Recentemente, em 2002, a empresa passou a ser detida por capitais portugueses, tendo sido adquirida pelo grupo Sogrape. Este grupo detém outras marcas de vinho do Porto, como a Ferreira e a Offley.

Sandeman Porto Portugal Mundo Indefinido

As caves possuem um pequeno museu, de entrada gratuita, onde é possível saber mais sobre o fundador da Sandeman e sobre a história da própria marca. Por ali, encontramos cápsulas originais, pinturas, fotografias, cerâmicas, garrafas antigas, entre outros artigos. Também ficamos a saber um pouco mais sobre o Don, a figura presente nos rótulos e campanhas publicitárias da Sandeman desde 1930, e que é considerada como uma das primeiras imagens de marca no mundo. Criado pelo artista britânico George Massiot Brown em 1928, partiu de uma encomenda da Sandeman. A marca queria que fosse criado um cartaz em que se fundissem os dois locais onde tinha negócios, e surgiu então o Don: envergando o típico chapéu sombrero de Jerez de la Frontera e uma capa utilizada por estudantes portugueses. Na mão, um copo de Porto ruby.

Museu Sandeman Porto Portugal Mundo Indefinido

Don Sandeman Porto Portugal Mundo Indefinido

A visita guiada às caves pode ser de dois tipos: visita clássica e visita 1790. A primeira possibilita a prova de dois vinhos do Porto (um branco e um tinto), sendo um de categoria reserva. A segunda inclui a prova de cinco vinhos diferentes, alguns deles de categorias especiais. Eu fiz a visita clássica. Fora da época alta, as visitas são menos frequentes e são maioritariamente feitas em português. Caso queiras que a visita seja realizada num outro idioma, é melhor contactares as caves primeiro. As visitas são feitas em grupos (criados na hora), em horários pré-definidos.

O guia está trajado à imagem da lendária figura do Don, com o sombrero e a capa. Durante o trajecto, ficamos a conhecer mais sobre a história da marca e do edifício em que ela está instalada. Somos informados sobre os detalhes da produção, transporte, armazenamento e envelhecimento do vinho, e podemos também ver diferentes barris, de acordo com o tipo de vinho que está ali armazenado.

Sandeman Cave Porto 01 Portugal Mundo Indefinido

Sandeman Caves Porto 02 Portugal Mundo Indefinido

Após percorrermos parte das caves, assistimos a um pequeno vídeo. Depois, passamos por uma exposição com fotografias das vinhas, algumas delas aéreas, onde se pode ver toda a extensão da quinta. A visita termina numa sala com grandes mesas, onde dois copos de vinho do Porto aguardam por nós.

Provas de vinho Caves Sandeman Porto 01 Portugal Mundo Indefinido

Provas de vinho Caves Sandeman Porto 02 Portugal Mundo Indefinido

Confesso que a visita em si não me impressionou. Talvez por ser um grupo grande, não explorei o local com a calma que gostaria. Para além disso, o vídeo repete o que a guia explicou, não acrescentando nada de significativo. Acho que é completamente desnecessário. De qualquer das formas, gostei muito de ver os diferentes barris e conhecer um pouco mais sobre a história deste líquido tão interessante (e claro, ter tido a possibilidade de o provar no final). E tu, já foste a alguma das caves? Como foi a tua experiência?

Curiosidades

Existem diversas teorias a respeito da origem do vinho do Porto. Uma das versões mais populares, defendida pelos produtores de Inglaterra, refere que a origem data de meados do século XVII, quando Inglaterra escolheu Portugal como o seu fornecedor de vinhos. Como o tempo de ligação entre os dois países era muito demorado, os mercadores britânicos começaram a adicionar aguardente ao vinho para o estabilizar, evitando assim a sua deterioração. No entanto, este processo já era conhecido antes do início do comércio com os ingleses. Na época dos Descobrimentos, o vinho era armazenado desta forma para se conservar o máximo de tempo possível durante as viagens. Mais tarde, surgiu a ideia de adicionar aguardente durante o processo de fermentação. O vinho que daí resulta fica com um sabor adocicado e um elevado teor alcoólico, como o conhecemos hoje.

Queres saber mais sobre este vinho? Então dá um salto ao Instituto dos Vinhos do Douro e Porto. No site, somos convidados a descobrir as diferentes cores do vinho, e a conhecer tanto o seu processo de fabrico como de envelhecimento.

Informação prática

Site: Sandeman
Horário: Verão (março a outubro) das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00; Inverno (novembro a fevereiro) das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
Preço: visita clássica: 6€ (em Abril de 2016)
Morada: Largo Miguel Bombarda nº 3, Vila Nova de Gaia


Gostaste deste artigo? Adiciona-o ao Pinterest!
Sandeman, um visita às caves de vinho do Porto, em Portugal