Itália, Pisa

Torre Pendente di Pisa, a maravilha da inclinação

Torre di Pisa Itália Mundo Indefinido

A famosa Torre Pendente di Pisa é, talvez, o monumento mais emblemático desta cidade italiana. Mais conhecida por terras lusas como Torre Inclinada ou simplesmente por Torre de Pisa, a sua inclinação espanta todos. Apesar de ser uma torre, não foi construída com o objectivo de defender a cidade, mas sim como torre sineira. O seu principal papel seria manter um registo temporal, tanto humano como divino. É uma das Sete Maravilhas da Era Medieval, e faz parte do conjunto arquitectónico da Piazza del Duomo (Praça da Catedral), classificado como Património Mundial da UNESCO desde 1987.

A Torre di Pisa tem uma história um pouco atribulada, que a torna, a meu ver, ainda mais interessante. A sua construção iniciou-se em 1173, pelas mãos do arquitecto Diotisalvi (embora durante anos o projecto tenha sido atribuído a Bonanno Pisano). Foi construída em três fases, por um período de quase 200 anos! Porquê? A torre começou a inclinar-se após o início da construção do terceiro andar, em 1178, devido a uma fundação mal construída e a um solo fraco, instável e lamacento. É devido ao facto de esta torre estar inclinada sem cair que a Piazza del Duomo, onde ela se encontra, também é conhecida como Piazza dei Miracoli (Praça dos Milagres).

Torre di Pisa Inclinacao Itália Mundo Indefinido

A construção parou por quase um século, devido a batalhas com as cidades de Genova, Lucca e Firenze. Nesse tempo, o solo ajustou-se um pouco e ganhou alguma estabilidade. Em 1272, a construção foi recomeçada por Giovanni di Simone, arquitecto também responsável pelo Camposanto. Numa tentativa de compensar a inclinação, foram construídos andares com um lado mais alto do que o outro, para que torre se inclinasse na direcção oposta. Por causa disso, a torre é, na realidade, curva. Já tinhas reparado?

Torre di Pisa Italia Inclinada Mundo Indefinido

A construção foi interrompida novamente em 1284, quando Pisa perdeu a batalha de Meloria, contra Genova. A perda da batalha e a destruição da sua frota, marcou o declínio da República Marítima de Pisa. O sétimo andar da torre só foi concluído em 1319. No topo, foram colocados sete sinos, um para cada nota musical. Os sinos não foram colocados todos ao mesmo, e cada um tem um nome: L’Assunta, Il Crocifisso, San Ranieri, La Terza, La Pasquereccia, Il Vespruccio e Dal Pozzo.

Torre di Pisa Sino Italia Mundo Indefinido

Torre di Pisa Sino Italia 2 Mundo Indefinido

Entre os anos de 1990 e 2001, a torre passou por uma fase de reforço estrutural. Depois dessa intervenção, a inclinação passou de 5,5º para 5º. Até ao ano de 2011, houve ainda uma fase de restauro da superfície, de forma a reparar alguns danos. Hoje em dia já é possível subir à torre, em vez de se admirar somente por fora. Subindo os seus quase 300 degraus, que já estão visivelmente desgastados pelo tempo e pelos passos que por ali sobem e descem todos os dias, tem-se uma das mais bonitas vistas da cidade.

Torre de Pisa Escadas Italia Mundo Indefinido

Piazza del Duomo Vista de Cima Pisa Itália Mundo Indefinido

Vista Torre Pisa Mundo Indefinido

Vista Torre Pisa 2 Mundo Indefinido

Como chegar

De qualquer ponto da cidade, é muito fácil chegar à Torre di Pisa a pé. Mas se não estiveres com vontade de andar, existem comboios que vão desde a estação Pisa fermata Aeroporto e param na estação Pisa San Rossore, que fica mesmo ao lado da praça. Os autocarros são a melhor opção para quem está no centro da cidade, e a linha LAM (Linea Alta Mobilitá) ROSSA funcionam todos os dias entre as 5h20 e as 20h25. O bilhete custa 1,20€ e é válido durante 1 hora em toda a rede da companhia CPT (Compagnia Pisana Trasporti). Em baixo, deixo as estações desta linha. Podes sair em Torre ou em Ospedale S. Chiara.

LAM ROSSA

Informação prática

Site: OPA Pisa
Horário: Todos os dias das 08h30 às 22h00 (horário de verão)
Preço: A subida à torre custa 18€ (sim, não é nada barato). Não há descontos, mas o bilhete pode ser comprado online.
Morada: Piazza del Duomo, Pisa