China, Mongólia, Rússia

Transiberiano: compreendendo os comboios e como comprar bilhetes

Comboio Transiberiano Rússia Mundo Indefinido

Quando se prepara uma viagem pelo caminho de ferro transiberiano, a primeira coisa a fazer é decidir se se quer fazer o transiberiano clássico, o transmongol ou o transmanchuriano. Depois desta decisão estar tomada, e se queres tratar de tudo de forma independente (como eu fiz), tens de escolher as cidades que queres visitar e conhecer os comboios que tens disponíveis para o teu trajecto. Neste artigo vou-te explicar tudo o que precisas de saber: quais são os diferentes tipos de comboios, que classes existem e, claro, como efectivamente comprar os bilhetes. Vamos a isso?

1. Os diferentes tipos de comboio e as diversas classes

A primeira coisa que tem de ficar clara é que o transiberiano é uma rede de caminhos de ferro que faz a ligação entre diferentes cidades do vasto país que é a Rússia, e que a certa altura se ramifica para percorrer a Mongólia e a China. Não é um comboio único. Há vários comboios, que ligam a cidade A à cidade B, com mais ou menos paragens pelo caminho. Não há um bilhete, mas sim vários bilhetes individuais para as diferentes partes do caminho que se quer fazer. Os comboios são utilizados para deslocações normais do dia-a-dia, ou para visitar amigos e familiares. Na realidade, funcionam como os comboios intercidades e suburbanos que temos em Portugal.

Sim, também há comboios privados, cuja viagem é inteiramente organizada por uma agência e em que um grupo de turistas é levado num comboio exclusivo, com uma rota pré-definida. Não conheço esses comboios mas não é, de todo, o meu estilo de viagem. Não critico quem os escolhe, apenas sei que não são para mim. Mas vamos então falar dos tipos de comboios que existem.

Comboios expresso

Comboios expresso são comboios de alta velocidade, chamados Sapsan (Сапсан). Actualmente, estes comboios fazem a ligação Helsínquia - São Petersburgo - Moscovo - Nizhniy Novgorod. Para a viagem entre São Petersburgo e Moscovo, há entre 5 a 10 partidas todos os dias, dependendo da época do ano, e o trajecto é feito em menos de 4 horas. Como é uma viagem relativamente curta, os comboios apenas têm bancos. Há várias opções de preços, indo desde cerca de 35€ até quase 200€ por pessoa. A opção mais barata não tem refeições incluídas, mas a executiva tem.

Comboios regulares

Os comboios normais costumam fazer rotas maiores (com mais de um dia de duração), ou rotas relativamente pequenas durante a noite, pelo que têm camas em vez de bancos. Em vez do Sapsan, eu utilizei o comboio nocturno entre São Petersburgo e Moscovo. Para além de poupar uma noite num alojamento, também acabei por poupar tempo apesar da viagem durar mais horas, porque o comboio andava enquanto eu dormia. A maior parte destes comboios têm 3 classes, cada uma com um preço diferente:

  • 1ª classe: SV (Spalny Vagon, Спальный Вагон), compartimento fechado com 2 camas;
  • 2ª classe: Kupe (купе), compartimento fechado com 4 camas, duas inferiores e duas superiores, como beliches;
  • 3ª classe: Platskartny (плацкартны), carruagens com 54 camas. Apesar de ser uma carruagem aberta, criam-se pequenos "compartimentos" pela forma como as camas-beliche estão dispostas. Há 6 camas nesses "compartimentos": 4 delas perpendiculares ao comboio e mais 2 nas laterais. Nas laterais, a cama de baixo é, na realidade, dois lugares sentados com uma mesa. Puxando a mesa e virando-a ao contrário, temos uma cama.

Comboio interior 01 Rússia Mundo Indefinido

Comboio 2a classe Mongólia Transiberiano Mundo Indefinido

Apesar de a maior parte dos comboios ter carruagens-restaurante, os russos costumam levar comida de casa para a viagem, ou vão comprando pelo caminho. Nós fizemos o mesmo, pelo que acabámos por nem experimentar o restaurante a bordo. Apesar de à primeira vista não parecerem, os russos são pessoas extremamente afáveis (pela minha experiência), e gostam de partilhar. Uma senhora com quem dividimos um compartimento durante algumas horas ofereceu-nos pepinos e uns doces, mesmo sem falarmos uma palavra de russo e ela sem falar uma palavra de inglês.

Transiberiano 2a classe interior 01 Mundo Indefinido Transiberiano 2a classe interior 02 Mundo Indefinido Transiberiano 2a classe interior 03 Mundo Indefinido Transiberiano 2a classe interior 04 Mundo Indefinido.jpg

Viajei tanto em 2ª como em 3ª classe, e são ambas muito confortáveis. Podia perfeitamente ter feito todas as viagens em 3ª classe, mas em alguns comboios essa opção não existe. Os comboios mongóis e chineses têm a mesma configuração que os comboios russos, mudando um pouco a decoração. Na China também há comboios de alta velocidade - apanhámos um desses para ir de Pequim até Xi'an, do qual irei falar noutro artigo -, mas o comboio que faz o trajecto entre a Mongólia e Pequim é regular.

Corredor 2a classe Russia Transiberiano Mundo Indefinido

Corredor 2a classe Mongolia Transiberiano Mundo Indefinido

Corredor 2a classe China Transiberiano Mundo Indefinido

Há uma casa-de-banho em cada ponta das carruagens, e achei-as bem decentes. Todos os comboios têm água a ferver disponível gratuitamente, e muitas pessoas usam-na para fazer um chá ou para cozinhar massas instantâneas. Água potável (sem ser a ferver) é que não existe, por isso convém levar.  Chuveiros? Também não há. O maior tempo que fiquei dentro de um comboio foi cerca de 4 dias, entre Moscovo e Irkutsk, sem tomar banho um único dia. As toalhitas húmidas foram-me salvando, mas confesso que cheguei a Irkutsk com uma vontade imensa de me colocar debaixo de água.

Lavatorio comboio China Transiberiano Mundo Indefinido

Água quente comboio China Transiberiano Mundo Indefinido

Se viajares com mais uma pessoa, o ideal é que um fique na cama de baixo e que o outro fique na cama de cima, por duas razões:

  • Apesar de haver algum espaço em cima, no geral as malas são guardadas num compartimento que existe debaixo da cama inferior. Para colocar ou retirar coisas de lá, a cama tem de ser levantada. Se estiveres na cama de cima e precisares de ir buscar algo à tua mala, tens sempre de pedir à pessoa que está em baixo para levantar a sua cama.
  • Em viagens mais longas, em que passas mais do que um dia num comboio, não vais querer estar sempre deitado. Invariavelmente, as pessoas sentam-se nas camas inferiores, porque as camas superiores estão próximas do tecto e em alguns comboios não se consegue estar confortavelmente sentado. Assim, se ficares em cima precisas de te sentar na cama de uma pessoa que não conheces, e se ficares em baixo tens de deixar que se sentem na tua cama.

Malas debaixo da cama Transiberiano Mundo Indefinido

2. Como comprar os bilhetes

Existem três opções para se comprar os bilhetes para os comboios: através de uma agência de viagens (presencial ou online), pelo site da Russian Railways (RZD) ou directamente nas estações de comboio. Vamos ver cada uma dessas opções.

Agência de viagens

Eu comprei os bilhetes através de uma agência de viagens online chamada RealRussia. Fiz tudo como eu gosto: pesquisei os trajectos, defini as datas, escolhi os comboios, controlei cada passo. Os bilhetes podem ser entregues numa morada indicada, pagando uma taxa, ou podem ser entregues no alojamento em que ficares na primeira cidade na Rússia. Eu confesso que sou um pouco paranóica e gosto de ter tudo comigo, por isso já se pode adivinhar que opção escolhi. Por mais $50 os bilhetes foram entregues em casa por um estafeta. É caro? Sim. Mas o meu lado de controladora maníaca ficou mais descansado. Ia sair de Portugal com os bilhetes na mão, e foi por isto que escolhi fazer a compra pela RealRussia.

Na Rússia, os bilhetes começam a ser vendidos 60 dias antes da data de partida, e na China começam a ser vendidos 30 dias antes, o que significa que quando se pode comprar para o primeiro trajecto, o mais provável é que ainda não seja possível comprar para o trajecto seguinte. Mas essa compra dos bilhetes individuais é feita pela própria RealRussia, portanto não tens de te preocupar com nada. Assim que TODOS os diferentes bilhetes para cada um dos trajectos tiverem sido comprados, a agência envia tudo junto para casa (ou guarda-os e alguém te entrega no alojamento quando chegares à Rússia). Quando a RealRussia faz a compra de bilhetes, e caso seja para mais do que uma pessoa, tentam sempre comprar uma cama inferior e uma cama superior.

Mesmo que decidas não comprar os bilhetes pela RealRussia, o site é extremamente útil para verificar horários e datas de comboios. Têm um recurso para planear a viagem que é excelente. Vale a pena ir ao site só por isso.

Site da Russian Railways (RZD)

A RZD é a companhia de comboios russa, e o seu site vende bilhetes para todos os trajectos. Até há relativamente pouco tempo, apenas havia uma versão em russo, mas hoje já há uma versão em inglês, embora tenha algumas falhas. Podes consultar os horários e comprar os bilhetes por lá. Os bilhetes não são entregues em mão. Na altura em que fiz a viagem, era enviado um comprovativo com um código de barras, que se pode utilizar numa máquina nas estações de comboio russas para imprimir os bilhetes. O sistema entretanto já permite que alguns bilhetes sejam electrónicos, ou seja, que sejam enviados para o e-mail e depois só tens de imprimir, mas tal opção ainda não está disponível para todos os comboios.

Estações de comboio

Se falares russo, ou tiveres uma paciência redobrada para te fazeres entender (ou apenas quiseres uma aventura e uma história para contar), podes comprar os diferentes bilhetes directamente nas estações. Fica só o aviso de que a maior parte das pessoas não fala inglês. Aliás, não falam nenhum outro idioma que não seja o russo. São Petersburgo é a cidade onde terás mais facilidade em encontrar alguém que fale inglês, mas no resto da Rússia, assim como na Mongólia e na China, a probabilidade é muito baixa. De qualquer das formas, suponho que dizendo o nome da cidade para onde se quer ir, a comunicação acabe por resultar, com mais ou menos gestos. Já resultou para mim noutras situações parecidas.

Apenas não te esqueças de que, no verão, os comboios ficam cheios muito rapidamente, e podes não conseguir lugar. Por isso, aconselho que compres os bilhetes com alguma antecedência, e que tenhas uma certa flexibilidade nas datas.

3. Como decifrar os bilhetes

Os bilhetes vêm todos em russo, embora não sejam muito complicados de compreender, sabendo o que procurar.

Transiberiano Bilhetes Mundo Indefinido

Aqui fica a tradução das partes mais importantes:

  • Na primeira linha, primeiro aparece o número do comboio (025 AA), a data da viagem (12.08) e a hora (23:36). Logo de seguida está o número da carruagem (11).
  • Na segunda linha, está o nome da estação de partida e o nome da estação de destino.
  • Na terceira linha, está o lugar da cama ou assento (места 018, assento/cama 018).
  • A linha que eu coloquei a preto tem os detalhes do passageiro: número do passaporte, nome completo, nacionalidade e sexo.

Espero que tenhas ficado a compreender um pouco melhor como são os comboios e que alternativas tens para a compra dos bilhetes para esta rota tão incrível. Se tiveres alguma dúvida, deixa nos comentários. Respondo a tudo e ajudo-te no que souber.