Guarda, Portugal

A magia que se encontra no Covão d’Ametade, na Serra da Estrela

Covão d'Ametade 01 Serra da Estrela Portugal Mundo Indefinido

Quando contei à minha mãe que ia passar um fim-de-semana ao pé da Serra da Estrela, uma das primeiras coisas que ela me disse foi para ir ao Covão d'Ametade. E assim, sem mais nem menos, este local foi parar ao meu (pequeno) roteiro pela Serra.

Depois de fazer a maravilhosa caminhada até ao Covão dos Conchos, achava que dificilmente algo mais me iria surpreender. Afinal, enganei-me. A Serra está repleta de pequenas surpresas, e o Covão d'Ametade é uma delas. Com um ambiente muito especial, transporta-nos para um mundo mágico.

No meio das árvores, podemos acampar livremente, comer as nossas merendas, ou até escrever poesia. Este é um local que nos deixa inspirados, como se todas as musas do mundo se encontrassem por ali. O som da água límpida a correr é delicioso.

Mas o que é o Covão d'Ametade? A 1420 metros de altitude, no sopé do maciço do Cântaro Magro, esta é uma antiga lagoa de origem glaciar. O rio Zêzere nasce um pouco mais acima, mas é aqui que ganha corpo.

A paisagem é composta por mais duas formações rochosas: o Cântaro Raso, a sul; e o Cântaro Gordo, a norte. Em conjunto com o Cântaro Magro, estes afloramentos graníticos são visíveis de muitos pontos da Serra.

O que mais me encantou no Covão d'Ametade foi a tranquilidade que o local transmite. Eu sempre tive um encanto por cidades, mas a Natureza é muito mais especial. São tantas as cores e sons que podemos saborear...

O percurso do Covão d'Ametade até Manteigas (10,2 quilómetros) é a desculpa perfeita para voltar. Ou, quem sabe, regressar para percorrer a GRZ - Grande Rota do Zêzere, que aqui começa. Um percurso com cerca de 370 quilómetros, acompanhando o Rio Zêzere desde a nascente até à foz, em Constância, onde encontra com o Rio Tejo. Vamos?

Covão d'Ametade 02 Serra da Estrela Portugal Mundo Indefinido Covão d'Ametade 03 Serra da Estrela Portugal Mundo Indefinido Covão d'Ametade 04 Serra da Estrela Portugal Mundo Indefinido Covão d'Ametade 05 Serra da Estrela Portugal Mundo Indefinido Covão d'Ametade 06 Serra da Estrela Portugal Mundo Indefinido Covão d'Ametade 07 Serra da Estrela Portugal Mundo Indefinido Covão d'Ametade 08 Serra da Estrela Portugal Mundo Indefinido

Guia prático

Como chegar

Cheguei ao Covão d'Ametade vinda da Torre. A forma mais fácil de se chegar é de carro, embora existam vários percursos pedestres. Deixo aqui as coordenadas GPS do local: 40°19'41.3"N 7°35'13.2"W. Se preferires, podes também ver no mapa já aqui em baixo.

Mapa

Alojamento

Como um dia não são dias, fiquei no Stroganov Hotel & Spa, um hotel de 5 estrelas ao pé de Oliveira do Hospital. No entanto, tipicamente não é este o tipo de alojamento onde fico. Perto da Serra da Estrela, há opções muito mais em conta.  É só questão de procurar, de certeza que vais encontrar algo que te agrade (a ti e à tua carteira).