China, Xi'an

A maravilha que é o mercado muçulmano de Xi’an

Mercado Muçulmano 01 Xi'an China Mundo Indefinido

Ao longo da história, diversas culturas prosperam com a passagem de caravanas, em várias rotas comerciais. No entanto, nenhum desses caminhos foi tão conhecido como a Rota da Seda. Este tecido, fabricado pelos chineses durante milénios, começou a aparecer na Europa. Aqui, rapidamente se transformou num objecto de luxo, cobiçado pela burguesia europeia.

Mercado Muçulmano 02 Xi'an China Mundo Indefinido Mercado Muçulmano 03 Xi'an China Mundo Indefinido

Originou-se, assim, uma rota de caravanas que, atravessando a Ásia, ligava o oriente ao ocidente. Nesta rota circulava a tão apreciada seda, mas não só. Havia uma preciosa troca de produtos, pessoas, conhecimentos, e ideias, que deixaram marcas. Todas as cidades ao longo deste caminho possuem elementos referentes a esse período, e Xi'an, na China, não é excepção.

Mercado Muçulmano 05 Xi'an China Mundo Indefinido

Mais conhecida pelo deslumbrante Exército de Terracota, Xi'an possui um interessante mercado no bairro ou quarteirão muçulmano. Uma reminiscência dos tempos em que a Rota da Seda estava em vigor. Esse bairro é um local absolutamente delicioso, em todos os sentidos da palavra. Num labirinto de ruas, ruelas e becos sem saída, encontramos uma grande selecção gastronómica.

Mercado Muçulmano 06 Xi'an China Mundo Indefinido Mercado Muçulmano 07 Xi'an China Mundo Indefinido

Já de noite, passeámos por estas ruas animadas, onde o movimento não pára. Grandes cartazes e néons são uma constante em praticamente todas as casas e bancas de rua.  É uma autêntica explosão de estímulos para os 5 sentidos. Comida de rua é o que não falta por aqui, assim como gente, muita muita gente.

Mercado Muçulmano 08 Xi'an China Mundo Indefinido Mercado Muçulmano 09 Xi'an China Mundo Indefinido

Andámos para a frente e para trás entre ruas e pequenos becos, experimentando as comidas que nos pareciam interessantes. Desde polvo frito no espeto a um bolo que ainda hoje estou para perceber do que era feito. Absorvemos todo aquele ambiente e, se fores a Xi'an, aconselho a que também o faças. O mercado muçulmano de Xi'an é uma autêntica maravilha, ainda representando o período longínquo da Rota da Seda. É história ao ar livre.

Guia prático

Como chegar

O bairro muçulmano encontra-se muito próximo de duas atracções de Xi'an: a Torre do Sino e a Torre do Tambor. Há diversos autocarros para esta localização: 7, 15, 32, 205, 215, 221, 222, 251, 252, 612, 618. É só sair na estação Zhonglou Xi, andar em direcção à Torre do Tambor, e seguir os aromas.

Outra opção, talvez mais prática, é apanhar a linha 2 do metro e sair na estação Zhonglou, saída B. Depois, é só caminhar em direcção à Torre do Tambor e facilmente se encontra o mercado.

Informação útil

Horário: Todos os dias das 8h30 às 23h00
Preço: Grátis para passear
Morada: 北院门, 西安 (Beiyuanmen, Xi'an)

Horários à data de publicação deste artigo.

Alojamento

Em Xi'an fiquei alojada no Xi'an Travelling with Hotel, que na altura estava na transição entre hostel e hotel. Ainda não percebi muito bem se queriam ser hostel, se queriam ser hotel ou algo entre os dois. No entanto, o espaço é muito agradável, os quartos são bons e está mesmo ao pé de uma estação de metro. Mas Xi'an oferece muito mais opções de alojamento, é só procurar.