Bélgica, Bruxelas

Vamos conhecer o parlamento europeu, em Bruxelas?

Parlamento Europeu edifício hemiciclo Bruxelas Bélgica Mundo Indefinido

Quando estava a planear a minha curta visita à capital Belga, sabia que tinha de visitar o Parlamento Europeu. Há edifícios do parlamento em 3 cidades diferentes: Bruxelas (o que eu estava prestes a visitar), Estrasburgo e Luxemburgo.

Em cada um destes edifícios há algo diferente para conhecer. O comum? A visita é gratuita e há informações nas 24 línguas oficiais da União Europeia. Sim, português está um pouco por todo o lado, até nas pessoas. Mas já lá vamos.

Quando nasci, já Portugal fazia parte da então CEE. Cresci com uma União Europeia, embora pouco percebesse o seu significado quando era mais nova. Independentemente da opinião de cada um - se devemos ou não fazer parte desta união - acho interessante conhecer um pouco melhor o local onde algumas decisões políticas são tomadas.

Assim, numa manhã fria de outono, dirigimo-nos para o bairro europeu (quartier européen, europese wijk). Iríamos conhecer o Hemiciclo do Parlamento Europeu, o coração da política europeia. É aqui que se encontram os gabinetes principais dos deputados europeus, e tem sido palco de muitas votações importantes.

Parlamento Europeu edifício hemiciclo traseiras Bruxelas Bélgica Mundo Indefinido Parlamento Europeu Estação Europa Bruxelas Bélgica Mundo Indefinido

Ao chegar, encontrava-se uma pequena fila à nossa frente. Tivemos de aguardar, com o cartão de cidadão por perto. A espera não foi longa, e rapidamente nos estavam a examinar a identificação e a falar connosco em português. Ao lado, ouvíamos os funcionários falarem italiano, espanhol e alemão.

Passámos rapidamente pela segurança e fomos buscar o guia-áudio. Também aqui nos deram todas as explicações em português. Duvido que todos os funcionários do Hemiciclo falem fluentemente as 24 línguas oficiais... Mas são capazes de dar todas as informações úteis nos idiomas das pessoas que por ali passarem. E isso, só por si, já é bastante impressionante.

Parlamento Europeu Corredor Bruxelas Bélgica Mundo Indefinido Parlamento Europeu espera Bruxelas Bélgica Mundo Indefinido

O guia-áudio vai-nos orientando pelo edifício, não há como enganar. Percorremos alguns corredores, subimos o elevador, e ali estávamos nós, com vista para os assentos parlamentares.

No total, há espaço para 751 deputados. Em cima, numas pequenas salas com paredes de vidro, é onde ficam os tradutores. Português fica na sala 9, do lado direito.

Parlamento Europeu Hemiciclo Bruxelas Bélgica Mundo Indefinido

No final, as paredes agradecem a nossa visita. As bandeiras de cada país, todas alinhadas, são vestidas pelos visitantes. Todos querem uma fotografia junto das suas cores.

Em Itália, não fingi segurar a Torre de Pisa com as mãos. Mas ali não resisti, e também eu me embrulhei na bandeira verde e vermelha, com a esfera armilar.

Parlamento Europeu obrigado Bruxelas Bélgica Mundo Indefinido Parlamento Europeu bandeira Bruxelas Bélgica Mundo Indefinido

Para além do Hemiciclo, decidimos conhecer também os outros espaços do Parlamento Europeu. A Estação Europa e o Parlamentarium têm muita informação e as exposições são interactivas! Eu parecia uma criança, a abrir cada caixinha, a carregar em cada botão.

A Casa da História Europeia estava fechada para obras, mas já se encontra aberta ao público! É a minha desculpa para voltar.

E tu, já conhecias algum destes espaços?

Guia prático

Como chegar

Eu fiz a cidade de Bruxelas toda a pé (só apanhei transportes para ir ao Atomium). Chegar ao Parlamento Europeu a pé é muito fácil, até porque a cidade é plana. No entanto, se não quiseres (ou puderes) andar, há vários transportes públicos que te levarão lá:

  • Comboio, estação Bruxelles-Luxembourg
  • Autocarros 22, 27, 34, 38, 64, 80 e 95
  • Metro linha 1, rosa, estações Maelbeek ou Schuman
  • Metro linha 5, amarela, estações Maelbeek ou Schuman
  • Metro linha 2, laranja, estação Trône
  • Metro linha 6, azul, estação Trône

Informação útil

Site: Parlamento Europeu
Horário: A Casa da História Europeia e o Parlamentarium funcionam à segunda-feira das 13h00 às 18h00; de terça a sexta-feira das 9h00 às 18h00; sábado e domingo das 10h00 às 18h00. O Hemiciclo tem um horário diferente:

De Setembro a Junho, as visitas funcionam apenas nos seguintes horários: de segunda a quinta-feira às 9h00, 10h00, 11h00, 14h00, 15h00, 16h00; sexta-feira às 9h00, 10h00, 11h00

Em Julho e Agosto pode-se visitar em qualquer horário, dentro dos seguintes: de segunda a quinta-feira das 9h00 às 16h00; sexta-feira das 9h00 às 12h00

Preço: gratuito
Morada: Paul-Henri Spaak building, Rue Wiertz / Wiertzstraat 60 (Hemiciclo)

Nota: Horários à data de publicação deste artigo.

Alojamento

Quando estive em Bruxelas, fiquei alojada no Brxxl 5 City Centre Hostel. A localização é boa e visitei toda a cidade a pé. Infelizmente, os funcionários (que eu apanhei) não primam pela simpatia e não há pequeno-almoço incluído. No entanto, o espaço tem uma boa relação qualidade-preço. Mas há mais alojamentos em Bruxelas, é só procurar!