Praga, República Checa

Praga, a cidade das cem torres

Infelizmente, não tenho nenhuma fotografia decente da estação de comboios de Praga. Chegámos de noite, estava escuro como breu, e o primeiro (talvez único) pensamento foi “como vamos daqui para o hostel?”. A máquina fotográfica estava guardada, e só voltámos à estação no dia da partida, novamente acompanhados pela escuridão. Aí, o meu companheiro de viagem conseguiu registar parte da estação.

Praga República Checa Estação Mundo Indefinido

Museus, momentos e pontos de interesse

Mais uma vez, também em Praga existem muitos locais interessantes, e o tempo não dá para tudo. Tivemos de fazer uma selecção, e acabámos por visitar os seguintes locais: complexo do castelo, com várias igrejas, basílicas, e outras atracções (primeira fotografia), mosteiro e biblioteca Strahov, torre Petřín (segunda fotografia, com vista da torre na terceira fotografia), Igreja de S. Nicolau, Igreja Týn, ponte Carlos V, ilhas Střelecký e Kampa, Igreja Svatý Jakub, relógio astronónico Orloj (quarta fotografia), e o Museu Nacional de Praga. Passámos ainda pela Casa Municipal e pelo Teatro Nacional.

Praga República Checa 01 Mundo Indefinido

Praga República Checa 02 Mundo Indefinido

Praga República Checa 03 Mundo Indefinido

Praga República Checa 04 Mundo Indefinido

Comida

Foi em Praga que fiquei a conhecer um bolo que se chama Trdelník. Já ouvi dizer que tinha raízes romenas ou eslovacas, mas a verdade é que também se come na Hungria e na Áustria. Existem outros países com bolos como este, por vezes com nomes diferentes (tal como Kürtőskalács, na Hungria, de onde também se diz que pode ser originário). Nacionalidades à parte, a verdade é que este doce é uma maravilha. Abriu no Terminal Fluvial do Terreiro do Paço, em Lisboa, um quiosque de comida que vende este bocadinho de céu. Ainda não tive oportunidade de ir provar, mas sem dúvida que está nos planos.

Praga República Checa venda de trdelnik Mundo Indefinido

Praga República Checa Trdelnik Mundo Indefinido

Curiosidades

Devido à quantidade de torres e miradouros, Praga ficou conhecida como a cidade das cem torres, ou das cem cúpulas. Hoje em dia existem cerca de 500 torres e miradouros espalhados por toda a cidade.

Até Cracóvia!