Mongólia dia 2 Mundo Indefinido

Pelo interior da Mongólia: dia 2 no país dos nómadas

Para visitar o interior da Mongólia, decidimos recorrer a uma agência (explico o porquê no primeiro artigo sobre esta viagem). Como quase todas as opções de alojamento em Ulaanbaatar, o Danista Nomads Tour Hostel (onde ficámos alojados) tem uma vasta gama de visitas organizadas pela Mongólia. Tendo em conta o tempo que tínhamos disponível, escolhemos o…

Lago Baikal Listvyanka Rússia Mundo Indefinido

Descobrir Listvyanka e o Lago Baikal, no sul da sibéria

Depois de passarmos o primeiro dia a conhecer parte da cidade de Irkutsk, no segundo e terceiro dia apanhámos uma marshrutka (uns mini-autocarros) até Listvyanka (Листвянка). A viagem dura cerca de 1 hora em cada uma das direcções. Listvyanka é uma pequena povoação que se situa a 70 quilómetros a sudeste da cidade de Irkutsk. A sua…

Auschwitz Cracovia Polonia Mundo Indefinido 01

Reflexões sobre Auschwitz e o turismo de excursão

Em 2015 celebrava-se o 70º aniversário da libertação dos campos de concentração de Auschwitz e, um pouco por essa razão, a cidade de Cracóvia foi incluída no roteiro do Interrail. As minhas motivações para conhecer Auschwitz eram claras: dou muito valor à história e considero que é extremamente importante conhecermos o passado, estarmos cara a cara com…

Catedral de São Basílio Moscovo Mundo Indefinido

A Catedral de São Basílio, um ícone na Praça Vermelha

Num dos cantos da Praça Vermelha, em Moscovo, encontra-se uma das igrejas mais bonitas que tive o prazer de conhecer: a Catedral de São Basílio (Sobor Vasiliya Blazhennogo, Собор Василия Блаженногo), classificada como Património Mundial da UNESCO desde 1990, em conjunto com o Kremlin e a própria praça. Não sei dizer se gosto mais desta ou da Catedral…

Wieliczka 01 Polónia Mundo Indefinido

As minas de sal de Wieliczka, um museu debaixo de terra

Na cidade polaca de Wieliczka, a cerca de 15 quilómetros de Cracóvia, existe algo maravilhoso: uma das mais antigas minas de sal do mundo, classificadas como Património Mundial da UNESCO desde 1978. Habituada a ver salinas a céu aberto, o próprio conceito de minas de sal parece estranho. Como assim, minas… de sal? Tinha de ver por mim…

São Petersburgo Rússia

Roteiro de 4 dias em São Petersburgo, na Rússia

Sugerir roteiros de viagem é sempre difícil, porque cada pessoa tem ritmos, interesses e orçamentos diferentes. Como é natural, não vi tudo o que São Petersburgo tinha para oferecer, e apanhei um dia de chuva torrencial, que fez com que visse menos coisas do que gostaria. Assim, encara este roteiro da cidade – que representa o percurso…

Peterhof Grande Cascata Sao Petersburgo Russia Mundo Indefinido

Os incríveis jardins e palácios de Peterhof, nos arredores de São Petersburgo

Петергoф. Petergof. Peterhof. Petrodvorets. Jardim de Pedro. Palácio de Pedro. Versailles russo. Todos estes nomes servem para designar um dos espaços mais incríveis que vi em São Petersburgo (e arredores), na Rússia. Este conjunto de palácios e jardins, classificado como Património Mundial da UNESCO desde 1990, foi mandado construir por Pedro, o Grande, na margem…