China, Xi'an

Roteiro de 2 dias em Xi’an, na China

Xi'an China Mundo Indefinido

Sugerir roteiros de viagem é sempre difícil, porque cada pessoa tem ritmos, interesses e orçamentos diferentes. Como é natural, não vi tudo o que Xi'an tinha para oferecer. Até porque, na primeira manhã, eu e o meu companheiro de viagem ficámos no hostel a trabalhar. Assim, encara este roteiro da cidade – que representa o percurso que eu fiz – como um ponto de partida para organizares o teu próprio itinerário, de acordo com os teus gostos, orçamento, e tempo disponível.

Chegámos a Xi'an pelo comboio-bala que apanhámos em Pequim. Já era quase de noite, e fomos directos para o Xi'an Travelling with Hotel (que na altura estava em transição de hostel para hotel). Como a primeira manhã não foi passada a conhecer a cidade, o que aqui apresento corresponde a 1 dia e meio. Vamos a isso?

Resumo do roteiro

Roteiro completo

Dia 1 em Xi'an

O centro de Xi'an é cercado pela Muralha da Cidade (西安城墙), que se encontra num estado de conservação extraordinário. Foi aqui que começámos a explorar aquela que, em tempos, foi a capital da China. De forma rectangular, a muralha tem 14 quilómetros, e podemos calcorrear cada um deles. Lá de cima, têm-se uma vista abrangente para os vários pontos da cidade. É possível fazer apenas parte do percurso ou a muralha completa, tanto a pé como de bicicleta.

Esta é uma das mais antigas e mais bem conservadas muralhas de toda a China. Foi construída no século XIV sob o domínio do imperador Hongwu Zhu Yuanzhang como um sistema de defesa militar. Apesar de não a termos percorrido toda, ainda fizemos uns quantos quilómetros desta magnífica muralha.

Muralha da Cidade Xi'an China 01 Mundo Indefinido Muralha da Cidade Xi'an China 02 Mundo Indefinido Muralha da Cidade Xi'an China 03 Mundo Indefinido

A cidade de Xi'an é muito plana, pelo que se visita facilmente a pé. Essa é, aliás, a minha forma preferida de conhecer as cidades. Sabíamos qual seria o nosso destino seguinte – as Torres do Sino e do Tambor – mas não tínhamos pressa de lá chegar. Queríamos aproveitar o caminho para absorver o ritmo de Xi'an, palmilhar as suas ruas, observar os seus habitantes. 

Nesse caminho, não resistimos a entrar numa loja que estava cheia de doces em pequenos pacotes. Os preços assustavam um pouco, mas depois percebemos que era por quilograma, e não por pacotinho. Saímos de lá com algumas embalagens, que tivemos de provar quase imediatamente. Gostei imenso de alguns sabores, são menos doces do que estamos habituados nos bolos portugueses.

Xi'an China doces 01 Mundo Indefinido Xi'an China doces 02 Mundo Indefinido

Depois de satisfazer a gula, continuámos em direcção ao nosso destino. As torres estão muito próximas uma da outra, e o bilhete dá acesso às duas. Foram construídas na década de 1380, durante a dinastia Ming.

A Torre do Tambor (西安鼓楼) foi assim baptizada devido ao enorme tambor que se encontra no seu interior. Por seu turno, a Torre do Sino (西安钟楼) contém vários sinos de bronze. Antigamente, os sinos tocavam ao amanhecer, e o tambor era tocado no pôr-do-sol, para indicar o final do dia. Ambas as torres oferecem uma vista lindíssima.

Torres Sino Tambor 01 Xi'an China Mundo Indefinido Torres Sino Tambor 02 Xi'an China Mundo Indefinido

A noite terminou no Mercado do Quarteirão Muçulmano, um autêntico festim para os sentidos. Aproveitámos para jantar por lá, provando tudo aquilo que nos parecia ter um aspecto interessante. Este mercado de rua é uma reminiscência dos tempos em que a Rota da Seda estava em vigor. Uma experiência única para se ter em Xi'an.

Mercado Muçulmano 04 Xi'an China Mundo Indefinido Mercado Muçulmano 05 Xi'an China Mundo Indefinido

Dia 2 em Xi'an

O segundo e última dia em Xi'an foi, para mim, o mais especial de todos: íamos visitar os Guerreiros de Terracota! Afinal de contas, tinha sido por causa deles que esta cidade tinha sido incluída no nosso roteiro. Ficámos a manhã toda por lá, a percorrer as 3 trincheiras cheias de guerreiros e cavalos únicos. É um conjunto absolutamente espantoso. É ainda mais incrível do que tinha imaginado.

Guerreiros de Terracota 05 Xian China Mundo Indefinido Guerreiros de Terracota 01 Xian China Mundo Indefinido

Como tínhamos um comboio para apanhar, o dia terminou com uma passagem pelo Pagode do Grande Ganso Selvagem (大雁塔). Este pagode budista foi construído nos anos idos de 652. A sua principal função era guardar estátuas de Buda que foram trazidas da Índia para a China. Infelizmente, estava em obras de manutenção e não o pudemos visitar por dentro.

Pagode do Grande Ganso Selvagem Xi'an China Mundo Indefinido

Regressámos ao hostel para ir buscar as malas, e seguimos para a estação de comboios. Íamos regressar a Pequim, mas desta vez para passar alguns dias na cidade. Apesar de ser o último destino nesta grande viagem, a capital chinesa tinha muito para nos oferecer.

Guia prático

Como chegar

Conheci Xi'an porque inclui a cidade no meu roteiro pelo caminho-de-ferro transiberiano. Assim, cheguei à cidade no comboio-bala vinda de Pequim. Comprei os bilhetes pela China Highlights e fiquei muito satisfeita com o serviço. Não te esqueças: cidadãos portugueses necessitam de visto para visitar a China.

Mapa

Alojamento

Em Xi'an fiquei alojada no Xi'an Travelling with Hotel, que na altura estava na transição entre hostel e hotel. Ainda não percebi muito bem se queriam ser hostel, se queriam ser hotel ou algo entre os dois. No entanto, o espaço é muito agradável, os quartos são bons e está mesmo ao pé de uma estação de metro. Mas Xi'an oferece muito mais opções de alojamento, é só procurar.