Mongólia, Ulaanbaatar

Roteiro de um dia em Ulaanbaatar, na Mongólia

Mongólia Mundo Indefinido

Dos 7 dias que passei na Mongólia, 4 foram dedicados a percorrer o interior do país, e um a explorar locais perto da capital. Sobravam 2 dias para Ulaanbaatar (Улаанбаатар). Num deles, tive de trabalhar, o que me deixou apenas 1 dia para explorar a capital mongol. Escusado será dizer que aproveitei esse dia ao máximo. 

Ulaanbaatar, a capital da Mongólia, é uma cidade cheia de contrastes. Por isso mesmo, é extremamente curiosa e com um encanto muito particular. Andei muito, a descobrir as suas ruas e a tentar compreender um pouco a sua alma. Mas também visitei alguns pontos de interesse, que te quero dar a conhecer. Vamos a isso?


1. Praça Sükhbaatar

A Praça Sükhbaatar (Сүхбаатарын талбай), anteriormente conhecida como Praça Chinggis, é a principal praça de Ulaanbaatar. No centro encontra-se uma estátua equestre de Damdinii Sükhbaatar (Дамдины Сүхбаатар), um dos líderes da revolução mongol de 1921 (que levariam à criação da República Popular da Mongólia em 1924).

À volta desta praça encontram-se os edifícios mais importantes da capital mongol, incluindo o Palácio do Governo. Também é aqui que está a bolsa de valores e os edifícios dos correios e das telecomunicações. Há ainda um teatro, alguns bancos e dois edifícios mais altos, em vidro.

Quando nos sentámos no meio da praça, a descobrir quais eram os edifícios à nossa volta, aconteceu algo de curioso. Duas crianças aproximaram-se e colocaram-se à nossa frente, de costas voltadas para nós. Um senhor, muito provavelmente o pai, ajeitou uma delas para que ficasse mesmo em frente a mim. Pegou na máquina fotográfica e tirou-nos uma fotografia. Assim mesmo, sem pedir, mas um pouco a medo. Ainda tivemos tempo de sorrir para a fotografia, e o senhor agradeceu muito. Mal sabia eu que a minha vida como estrela de cinema estava apenas a começar.

Ulaanbaatar 03 Mongolia Mundo Indefinido Ulaanbaatar 04 Mongolia Mundo Indefinido Ulaanbaatar 06 Mongolia Mundo Indefinido Ulaanbaatar 05 Mongolia Mundo Indefinido


2. Museu Nacional de História da Mongólia

O Museu Nacional de História da Mongólia (Байгалийн түүхийн музей) encontra-se mesmo ao lado da Praça Sükhbaatar. Neste museu podemos ficar a conhecer um pouco mais sobre este impressionante país que é a Mongólia. Não podia recomendar mais.

Há exposições deste dos tempos pré-históricos até aos dias de hoje. Sem esquecer, claro, toda a história relativa ao Império Mongol. Se gostas de história, como eu, este é o museu para ti. É mesmo muito completo.

Museu Nacional de História da Mongólia 01 Ulaanbaatar Mundo Indefinido Museu Nacional de História da Mongólia 02 Ulaanbaatar Mundo Indefinido Museu Nacional de História da Mongólia 03 Ulaanbaatar Mundo Indefinido


3. Almoço no Shilmel Buuz

Normalmente não falo de restaurantes, até porque muitas vezes acabo por comer sandes ou algo preparado de antemão. No entanto, gostei tanto do almoço deste dia que não posso deixar de o referir. Numa rua bem perto da Praça Sükhbaatar, há um espaço que passa facilmente despercebido aos olhares menos atentos: o Shilmel Buuz (шилмэл бүүз).

O espaço é muito familiar. Tão familiar que, ao transpor a porta, parece que estamos a entrar na sala de alguém. A ementa estava toda em mongol, e não havia nenhuma imagem que nos pudesse ajudar a escolher. Perguntámos ao dono se falava inglês, ao que ele respondeu "yes" com um grande sorriso.

Na verdade, o inglês dele servia apenas para dizer "good" enquanto apontava para os pratos na lista. Acabámos por pedir apontando para os nomes na ementa, sem fazer ideia do que nos iriam servir. Quando a comida apareceu, vinha em quantidade suficiente para os dois, e estava muito saborosa. E gostei ainda mais quando pagámos: cerca de 5€ por tudo.

Shilmel Buuz 01 Ulaanbaatar Mongólia Mundo Indefinido Shilmel Buuz 02 Ulaanbaatar Mongólia Mundo Indefinido


4. Museu dos Dinossauros

Na Mongólia, em particular no deserto de Gobi, encontram-se muitos vestígios de dinossauros. Havendo um Museu dos Dinossauros (Үлэг гүрвэлийн төв музей) na cidade, tinha de o ir conhecer. Infelizmente, o espaço tinha muito pouco de museu. Na altura, estavam em obras e havia só uma pequena sala, com alguns ossos encontrados em terreno mongol. Fiquei um pouco desiludida.

Sei, no entanto, que depois das obras iriam ter novas exposições e um espaço maior. Ora aqui está uma excelente razão para um regresso meu a Ulaanbaatar.

Museu dos Dinossauros Ulaanbaatar Mongólia Mundo Indefinido


5. Templo Museu de Choijin Lama

O Templo Museu de Choijin Lama (Чойжин ламын сүм музей) está situado bem perto da Praça Sükhbaatar. O complexo é composto por 6 templos budistas. A sua construção iniciou-se em 1904 e terminou em 1908. Esteve activo até 1937, altura em que foi fechado pelo regime comunista que então estava em vigor.

Transformado em museu, é hoje possível ver alguns artefactos budistas no seu interior, assim como diversas estátuas e esculturas.

Ulaanbaatar 12 Mongolia Mundo Indefinido Ulaanbaatar 11 Mongolia Mundo Indefinido Ulaanbaatar 10 Mongolia Mundo Indefinido


6. Mosteiro de Gandantegchinlen Khiid

O Mosteiro de Gandantegchinlen Khiid, ou Gandan Khiid na sua forma abreviada (Гандан хийд), foi construído em 1809! Desse templo original, apenas sobreviveu, até aos dias de hoje, um pilar em madeira. Tal como outros mosteiros e templos na Mongólia, também o Gandan Khiid deixou de ser residência religiosa em 1937. Com o final do regime comunista, voltou a abrir portas e, neste momento, alberga cerca de 150 monges budistas.

Mosteiro de Gandantegchinlen Khiid 01 Ulaanbaatar Mongólia Mundo Indefinido Mosteiro de Gandantegchinlen Khiid 02 Ulaanbaatar Mongólia Mundo Indefinido Mosteiro de Gandantegchinlen Khiid 03 Ulaanbaatar Mongólia Mundo Indefinido Mosteiro de Gandantegchinlen Khiid 04 Ulaanbaatar Mongólia Mundo Indefinido

Guia prático

Como chegar

Conheci Ulaanbaatar porque inclui a cidade no meu roteiro pelo caminho-de-ferro transiberiano. Assim, cheguei à cidade no comboio nocturno, vinda de Ulan-Ude (Улан-Удэ, lê-se Ulan-Udé).

Se decidires visitar Ulaanbaatar, muito provavelmente será num contexto parecido ao meu, pelo que chegarás à cidade de comboio. Assim, é importante saberes que comboios existem e como comprar os bilhetes. E não te esqueças: cidadãos portugueses necessitam de visto para visitar a Mongólia.

Mapa

Alojamento

Aquando da minha visita a Ulaanbaatar, fiquei alojada no Danista Nomads Tour Hostel, e não podia estar mais satisfeita. A localização é boa, todos os funcionários são extremamente simpático e fizeram de tudo para facilitar a nossa estadia na Mongólia. Foram-nos buscar e levar à estação de comboios sem nenhum custo adicional. E nem nos cobraram o valor do quarto nos 4 dias em que fomos visitar o interior do país e não dormimos lá, apesar de termos reserva. Mas existem outras opções, é só questão de se pesquisar. De certeza que vais encontrar algo que te agrade.