Estados Unidos da América, Seattle

Space Needle: o obelisco espacial de Seattle, nos EUA

Space Needle 01 Seattle EUA Mundo Indefinido.JPG

Mae é uma jovem filipina que vive em Vancouver com os pais e a irmã há cerca de 6 anos. Prometera a si mesma que, quando fizesse 22 anos, ia viajar sozinha, nem que fosse apenas durante uns dias. "To challenge myself", confidenciou-me. Queria-se desafiar.

Aproveitando um fim-de-semana alargado, e tendo completado os 22 na semana anterior, resolveu aventurar-se sozinha por Seattle. Foi aqui que a conheci, num quarto partilhado do American Hotel Hostel. Planos para o dia seguinte não tinha, e perguntou se se podia juntar a mim nas minhas descobertas pela cidade. Assim foi.

Um dos locais que eu tinha planeado visitar chama-se Space Needle. Este obelisco espacial (nome pelo qual é conhecido em português) marca, de forma muito característica, o horizonte de Seattle. É mesmo uma referência desta cidade norte-americana.

Space Needle 02 Seattle EUA Mundo Indefinido Space Needle 03 Seattle EUA Mundo Indefinido.JPG Space Needle 04 Seattle EUA Mundo Indefinido.JPG

Mas do que se trata, afinal? De forma simplista, é uma torre com 184 metros de altura. De maneira mais profunda, é um marco na história do noroeste pacífico dos anos 1960. A sua construção ocorreu em 1962 para a Feira Mundial, por ocasião da Exposição do Século XXI (Expo 62 ou Century 21 Exposition).

O mais curioso é que o centro de gravidade desta torre se encontra a apenas 1 metro e meio do nível do chão. Como é possível? Bem, a verdade é que os seus alicerces estão enterrados a 9 metros de profundidade.

Space Needle 05 Seattle EUA Mundo Indefinido.JPG Space Needle 06 Seattle EUA Mundo Indefinido.JPG Space Needle 07 Seattle EUA Mundo Indefinido.JPG

Mae e eu chegámos à Space Needle perto do horário de abertura, pelo que ainda não se encontrava por lá muita gente. Prefiro visitar os locais assim, quando praticamente só eu é que estou por lá. Entrámos num dos elevadores e, em 41 segundos, estávamos a 160 metros do solo.

Space Needle 08 Seattle EUA Mundo Indefinido.JPG Space Needle 09 Seattle EUA Mundo Indefinido.JPG Space Needle 10 Seattle EUA Mundo Indefinido.JPG

Lá do alto, a vista é impressionante. Temos uma visão clara do centro de Seattle, assim como de diversos montes e montanhas circundantes. Dali, há uma vista privilegiada para as Olympic e Cascade Mountains, e os Mount Baker e Rainer. Depois de praticamente 1 hora a observar a paisagem de todos os ângulos, descemos. O dia ainda tinha muito mais para oferecer.

Guia prático

Como chegar

Eu fui a pé desde a Chinatown até à Space Needle, numa caminhada que demorou perto de 45 minutos. Faz-se muito bem, e é uma excelente forma de se ir conhecendo o resto da cidade. O percurso é maioritariamente plano e não exige muito esforço físico. Há alguns autocarros que fazem o percurso, como o 4, 5, ou 28. O custo é de 2,50 USD por trajecto. Há ainda o Monorail, que é uma forma diferente e um pouco futurista de se chegar à Space Needle.

Informação útil

Site: Space Needle - Seattle Landmark and Tourist Attraction
Horário: De domingo a 5ª-feira das 10h00 às 19h00. 6ª-feira e sábado das 10h00 às 20h00.
Preço: $22 || preços detalhados
Morada: 400 Broad Street, Seattle

Nota: para uma conversão actualizada de dólares americanos para euros, vê o site xe.com.
Horários e preços à data de publicação deste artigo.

Alojamento

Decidi ir a Seattle um pouco em cima da hora, pelo que encontrei já muitos hostels baratos completamente cheios. A opção mais barata que me apareceu foi o American Hotel Hostel, bem no centro da Chinatown. É uma zona extremamente interessante, onde os nomes das ruas estão escritos tanto em inglês como em mandarim. Achei a zona bem curiosa pelo seu ambiente, e fica perto de estações de metro e de autocarro. Caso se queira ficar numa zona mais central, existem várias opções. Mas é melhor reservar com alguma antecedência, caso o preço seja algo importante.