Ásia, Dicas

[Viajante convidado] The Wise Travellers: ecoturismo em acção

The Wise Travellers Mundo Indefinido 01

Sempre defendi que um mundo com mais viajantes seria um mundo melhor. Viajantes conscientes, claro. Isto porque acredito que viajar nos faz conhecer as outras culturas, respeitá-las, entendê-las.... Para além de que nos tira da nossa caixinha, da nossa tão amada zona de conforto, e torna-nos pessoas mais flexíveis e tolerantes.

Nos últimos tempos, tenho-me interessado cada vez mais pelo turismo sustentável, nas suas três vertentes: económica, social e ambiental. Acredito que, enquanto viajantes, podemos (e devemos) deixar uma marca positiva por onde passamos, por mais pequena que seja. Juntos, conseguimos mesmo construir um mundo melhor.

Felizmente, sei que não estou sozinha nesta jornada. Desafiei a Sandrina e o Tiago, do The Wise Travellers, para falarem sobre o seu projecto, e a sua experiência de viagem sustentável pela Ásia. O texto que se segue, assim como todas as imagens, são da sua autoria. Aproveita para visitar o blogue deles e para espreitar os seus Instagram e Facebook!


The Wise Travellers Mundo Indefinido 02

Olá! Somos os The Wise Travellers e estamos aqui para vos contar como tudo começou. Somos o Tiago e a Sandrina, um casal português amante de viagens, amigos uma vida inteira e com imensas histórias juntos.

Desde crianças que temos o burburinho das viagens, sonhamos em viajar pelo mundo, conhecer novas culturas, novos países, novas pessoas. Apesar de tudo, nunca tivemos realmente a possibilidade para sairmos pelo mundo fora. Ou talvez a ousadia...

Como muitos de vocês, ambos acabámos os estudos, trabalhámos e até vivemos fora do nosso país. O Tiago viveu na Suíça (cerca de 6 meses) e a Sandrina em Londres (cerca de 4 anos). Apesar desta experiência, sempre sentimos que algo faltava na nossa vida.

Esta ideia incontrolável de viajar foi crescendo e, há mais ou menos 1 ano, estávamos nós a planear a nossa grande viagem pelo Sudoeste Asiático!

The Wise Travellers Mundo Indefinido 03

Inicialmente, quando pensámos em viajar, não queríamos de todo ser mais uma daquelas pessoas que viajam para ficarem em estâncias turísticas. Queríamos algo com um propósito, algo que justificasse a nossa viagem de maneira única, não só viajar por viajar.

Ambos temos uma paixão imensa pela natureza e tudo o que a rodeia. Em parte, isso deve-se ao facto de a nossa terra natal ser uma pequena aldeia no meio rural. Desde novos que estamos rodeados de natureza, crescemos no meio dela, e se isso não é inspirador não sei o que vos diga.

A nossa admiração por este mundo tornou-nos as pessoas que somos hoje, e não há causa melhor do que querer contribuir de maneira positiva para o mundo em que vivemos. Somos todos seres humanos, não deveríamos ter todos um pretexto de proteger o nosso lar e a natureza que nos rodeia? Para além disso, o pretexto também deveria ser ajudarmo-nos uns ao outros, criarmos laços, ser mais amigos, ser mais prestáveis.

Sabemos bem que nem todas as pessoas pensam assim, mas cada vez mais vemos mentalidades a mudarem e ainda acreditamos no ser humano. Portanto, se de alguma forma pudermos contribuir para isso, para nós é uma satisfação.

The Wise Travellers Mundo Indefinido 04

O nascimento de um projecto

Este nosso projecto de importância socio-ambiental surgiu pois, actualmente, o turismo desenfreado no Sudeste Asiático tem contribuído para a degradação do meio ambiente. Muitas vezes o comportamento dos turistas é essencial para manter o bom equilíbrio, o que nem sempre acontece.

Com o nosso projecto, "Passos Sustentáveis – uma nova forma de viajar", tentamos focar-nos essencialmente em 3 parâmetros: o turismo responsável, o equilíbrio social e as experiências locais.

Através deste projecto, queríamos apelar à consciencialização dos turistas sobre estes problemas ambientais, demonstrando como podemos viajar de forma responsável, que acções e atitudes podemos tomar, de que maneira podemos ajudar as comunidades locais. E claro, partilharmos também as nossas experiências e actividades, sempre pensadas para não danificar o que nos rodeia.

Quem viaja sabe o poder das redes sociais. Hoje em dia vivemos numa era digital, da qual podemos tirar todo o proveito para sensibilizar os outros. Portanto, em viagem tentamos filmar e fotografar o máximo que pudermos. É importante também a interacção com as comunidades locais para percebemos algumas situações decorrentes.

Criámos um blogue para que possamos partilhar com vocês tudo. No nosso blogue poderão encontrar artigos relacionados com a conservação de natureza, mas também artigos gerais. Quando compilarmos toda a informação que obtemos vamos também disponibilizar guias sempre pensados de maneira eco-sustentável e pequenos vídeos de carácter ambiental.

Depois de isto tudo, queremos ainda produzir um documentário final que incidirá sobre a nossa visão de como o turismo responsável pode ser alcançado através da sensibilização dos viajantes para os problemas ambientais.

The Wise Travellers Mundo Indefinido 05

Sustentabilidade em acção

Quando esta ideia nos surgiu, tentámos pôr em prática logo de início os princípios da sustentabilidade. Como somos pessoas que gostamos de organizar tudo, fizemos um pequeno planeamento antes de partir à aventura. Podemos desde já deixar-vos algumas dicas em como planeamos de maneira a ter em conta o cuidado com o meio ambiente.

Tentámos minimizar o nosso impacto no meio ambiente, levámos apenas o essencial. Optámos por uma mochila maior para cada um, e duas pequenas mochilas para uso diário.

Uma das principais coisas que podemos fazer para ajudar as comunidades locais é, nas visitas organizadas, procurar sempre pequenas companhias locais que trabalhem de maneira ecológica e marcar através do site deles ou no próprio local. Em muitos sítios, não era de todo necessário marcar com antecedência. É muito importante isto, porque estão a contribuir para a economia local e ajudar a comunidade.

Outro factor importante é os sítios em que ficamos alojados. Isto pode não agradar a todos, claro, mas procurem alojamentos locais, Bed&Breakfast, hostels... Podem mesmo considerar pequenos hotéis. No Sudeste Asiático encontram muitos deles auto-sustentáveis.

The Wise Travellers Mundo Indefinido 06

Não menos importante é o facto de, quando estamos em viagem, termos que nos alimentar. Procurem explorar a cozinha local, provem a comida de rua na Ásia. Para além de económico, estão a ajudar pessoas locais com os seus negócios. Sabiam que existem mesmo locais onde, em cada refeição que compram, parte do dinheiro reverte para ajudar a comunidade? Pois é, estes são dos nossos sítios favoritos, e na Ásia encontram-se imensos.

Uma das nossas grandes preocupações é sem dúvida o plástico, e não é impossível eliminá-lo em viagem. Não gostamos nada de palhinhas, excepto as ecológicas, claro. Na Ásia encontram-se de bambu e de papel! O plástico das garrafas de água pode ser minimizado através de garrafas reutilizáveis. Em muitos locais, podem até encher as garrafas a custo zero e alguns restaurante oferecem a água.

Estas são apenas algumas dicas, mas há tanto para fazer ainda para que possamos ajudar o nosso mundo. Mas o essencial é, claro, sensibilizar mais e mais pessoas para esta causa. Portanto, não se esqueçam de seguir todas as nossas aventuras, partilhar e estamos sempre abertos a sugestões.


 

[Viajante convidado] The Wise Travellers: Ecoturismo em acção